CNI: maioria dos brasileiros é contra reabertura do comércio
(Reprodução/G1)
Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a maioria dos brasileiros é contra a reabertura do comércio, em meio à pandemia do novo coronavírus. O nível de reprovação depende do tipo de estabelecimento, variando de 57% para salões de beleza a 86% para cinemas e teatros. 69% se dizem contrários à reabertura de shoppings e bares.
Há divisão apenas em relação ao comércio de rua: 49% se dizem favoráveis à reabertura e 47%, contrários — um empate técnico, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais.
A pesquisa CNI ainda mostra que o consumidor está cada vez mais convencido de que, mesmo com o fim da quarentena, sua rotina não voltará a ser como era antes.
Em maio, 37% imaginavam que a rotina seria igual ou muito parecida com o período pré-pandemia, mas em julho esse percentual caiu para 31%. Por outro lado, 32% agora preveem mudanças significativas - em maio, 26% tinham essa percepção.
O pessimismo também se reflete nas expectativas para a economia de modo geral. Na visão de 67%, o Brasil ainda não começou a se recuperar, sendo que 39% acreditam que isso levará mais de dois anos para acontecer.
“Os dados recentes da economia mostram que o pior da crise causada pelo novo coronavírus pode ter ficado para trás. Mas a pesquisa reforça a enorme importância de se construir uma agenda consistente, com ações de médio e longo prazo, para a retomada das atividades produtivas e do crescimento do país. Recuperar a confiança brasileiro, para que ele volte a consumir, é de suma importância para acelerar esse processo”, afirma em nota o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
Com informações da Folha de S.Paulo