Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / CNI: produção industrial recua de novo!

CNI: produção industrial recua de novo!

É um colosso, Míriam!
publicado 23/10/2018
Comments
Buraco.jpg

Do G1:

Produção industrial tem queda em setembro e ociosidade segue alta, diz pesquisa da CNI


A produção industrial e o emprego no setor registraram queda em setembro, informou nesta terça-feira (23) a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em levantamento realizado com 2.190 empresas entre 1º a 15 de outubro de 2018. A pesquisa deu origem à "Sondagem Industrial".

De acordo com a entidade, o indicador de produção somou 47,2 pontos no mês passado, enquanto que o índice de emprego ficou em 49,2 pontos. Pela metodologia adotada, os indicadores variam de zero a 100 pontos e, quando ficam abaixo de 50 pontos, há queda na produção e no emprego.

Segundo a pesquisa, o chamado "índice de utilização da capacidade instalada", ou seja, nível de uso do parque fabril, caiu um ponto percentual em relação a agosto e ficou em 68% em setembro. Isso mostra, para a entidade, que a "ociosidade no setor continua elevada". (...)

"A demanda fraca e a fragilidade financeira das empresas dificultam a recuperação da indústria", avaliou o economista da CNI, Marcelo Azevedo. Segundo ele, há uma expectativa de melhora na demanda e nas exportações, mas o "otimismo é contido".

Os índices de expectativa dos empresários, de acordo com o levantamento, recuaram pelo segundo mês consecutivo em outubro e passam a registrar valores inferiores ao registrado em outubro de 2017. (...)

"Os empresários, que esperavam manutenção do emprego em setembro, passam a projetar queda para os próximos seis meses. O índice de expectativa de número de empregados caiu de 50 pontos para 49,1 pontos", acrescentou a entidade. (...)
registrado em: ,