Coronavírus: cinco empresas brasileiras já perderam R$ 54 bilhões na Bolsa
Petrobras depende do mercado chinês para 72% de suas vendas internacionais (Créditos: Tânia Rego/Ag. Brasil)
Cinco grandes companhias brasileiras já sofrem os impactos da epidemia do coronavírus na economia: juntas, a Petrobras, JBF, BRF, Vale e Suzano já perderam 54,4 bilhões de reais em valor de mercado, segundo reportagem de Glauce Cavalcanti e Pedro Capetti, no Globo.
São empresas que dependem das exportações de commodities - produtos primários - para a China para garantir boa parte de seu faturamento. A Petrobras, por exemplo, dedica 72% se suas vendas internacionais para o mercado chinês. A Vale depende da venda de minério de ferro para a China para garantir 41,7% de sua receita líquida.
O temor do "mercado" é de que um aumento da crise do coronavírus possa representar uma desaceleração acentuada da economia chinesa, com impactos por todo o mundo.
De acordo com o Governo Federal, a China representou 28% das exportações do Brasil em 2019.
Segundo dados do Ministério da Economia, as exportações brasileiras tiveram, em 2020, o pior resultado para o mês de janeiro desde 2015: déficit de 1,745 bilhão de dólares na balança comercial.
Em tempo: autoridades chinesas já confirmaram 426 mortes por coronavírus no país, além de 20.471 casos confirmados. O Brasil tem 16 casos suspeitos da doença.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Exportações têm o pior janeiro desde 2015
- Exportações caem 10,4% em um ano! Um colosso!
- Bolsonaro: é melhor exportar de forma legalizada do que de forma clandestina
- Balança comercial sob Bolsonaro tem o pior resultado desde 2015
- Bolsas chinesas despencam 8% por conta do coronavírus
- Surto de coronavírus pode atrapalhar vendas da Petrobras
- Coronavírus vai afetar as exportações brasileiras