Coronavírus: Cinemark monta plano de demissão voluntária e Kinoplex dá férias coletivas no RJ
Após a determinação do governo do Rio de Janeiro de suspender o funcionamento dos cinemas, a rede Kinoplex antecipou as férias de todos os funcionários do estado. Já a rede Cinemark, a maior do país, propôs nesta segunda-feira 16/III um Plano de Demissão Voluntária (PDV) ou um Programa de Qualificação Profissional remunerado.
Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas Teatrais e Cinematográficos do Rio de Janeiro, Paulo Balmant, a Kinoplex “não deu alternativa nenhuma aos funcionários” e decidiu antecipar as férias de todos os trabalhadores no Rio.
A Cinermark, por sua vez, ofereceu duas propostas, que ainda precisam ser aprovadas pelo Ministério do Trabalho, segundo o portal G1:
- adesão ao PDV, no qual será garantido ao funcionário o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), sem o pagamento da multa rescisória;
- programa de qualificação, no qual o funcionário ficará sem trabalhar participando de cursos online e receberá até cerca de 80% de sua remuneração líquida, excluídos os adicionais de auxílio transporte e alimentação.