Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Desemprego: 9 meses em busca de trabalho!

Desemprego: 9 meses em busca de trabalho!

Urubóloga, essa canoa vai virar, olê, olê, olá!
publicado 25/08/2016
Comments
Brasilpost-1.jpg

Reprodução: Brasil Post

No Globo:

Tempo de procura por trabalho quase dobra em relação a 2010

Os efeitos da recessão sobre o mercado de trabalho são tão profundos que praticamente dobrou o tempo de procura por emprego em cinco grandes regiões metropolitanas do país, segundo levantamento do Dieese concedido com exclusividade ao GLOBO. Segundo especialistas, a lógica é simples: com mais gente procurando vaga em um mercado de raras oportunidades, demora-se mais para conseguir emprego.

O estudo mostra que o tempo médio de procura no primeiro semestre deste ano ficou em 36 semanas, ou 9 meses, entre os 3.025 milhões de desempregados das regiões metropolitanas de São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Brasília, que são as áreas nas quais o Dieese faz sua pesquisa de emprego.

(...) Não é a toa que a massa de rendimento média real, que é o total pago à população ocupada, medido pelo IBGE, vem caindo. No segundo trimestre, a queda em relação ao mesmo período de 2015 foi de 4,9%. O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Wilson Amorim defende uma flexibilização do seguro-desemprego. Em épocas de crise, o benefício seria estendido além dos atuais cinco meses, já em momentos de crescimento econômico, poderia cair para dois meses.
registrado em: ,