Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Dilma: como não polarizar diante dos que querem cobrar imposto dos desempregados?

Dilma: como não polarizar diante dos que querem cobrar imposto dos desempregados?

O neofascismo tomou o governo!
publicado 22/11/2019
Comments
Untitled-11.jpg

(Crédito: Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff explicou, durante palestra que antecedeu o 7º Congresso Nacional do PT, em São Paulo, nesta sexta-feira 22/XI, por que é equivocada a demonização da polarização política no Brasil.

"Como não polarizar diante do fato de que querem cobrar imposto dos desempregados?", questionou.

"A polarização nós não inventamos como país. O próprio IBGE diz que tem uma concentração de renda em que pobre ganha só 0,8% da renda nacional, enquanto os 10% mais ricos ganham 43%. Como que não tem polarização? Aonde que não tem polarização? Se você está excluído da riqueza do seu país", completou.

Dilma afirmou ainda que o país não é "polarizado porque alguém quer".

"É polarizado porque, infelizmente, é a herança de uma elite cega, oligárquica, que sempre defendeu só seus interesses."

Dilma disse ainda que o avanço da agenda neoliberal dependia do enfraquecimento dos partidos, o que permitiu a ascensão da extrema-direita. "Nós somos diferentes do resto do mundo numa coisa: aqui o neofascismo tomou o governo. Aqui ele teve uma vitória", afirmou.

"O que mostra o verdadeiro caráter do neoliberalismo, que é excludente, concentrador de renda, antissocial, antipopular, mas sobretudo no caso do Brasil. Nossa luta democrática pela eleição não é só uma luta contra o neofascismo, é uma luta contra o neoliberalismo e a desigualdade."

Com informações da Folha de S.Paulo

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!