Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Economia cresce 3% em 2020!

Economia cresce 3% em 2020!

Vai aumentar pra burro, não é Guedes?
publicado 24/09/2019
Comments
Untitled-1.jpg

O Conversa Afiada reproduz do Globo Overseas:

‘Ano que vem a economia brasileira já cresce bem mais rápido’, promete Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a economia brasileira crescerá “bem mais rápido” em 2020, na comparação com este ano. Segundo o ministro, o Brasil tem uma dinâmica própria na economia e poderá crescer mesmo se o mundo esteja parado.

— O Brasil é uma economia continental. Ela tem uma dinâmica própria. Foi a economia que mais crescia no mundo quando fazia as coisas certas. Quando começou o excesso de estatização, ela afundou. O Brasil pode crescer 2,5%, 3% ano que vem, com o mundo parado. Nós somos 1% da economia mundial. Se a economia mundial passar de 100 para 101, quem tem 1% pode ter 2%. Pode aumentar para burro sua participação — disse o ministro, em entrevista à rádio “Jovem Pan”.

No primeiro semestre deste ano, o PIB cresceu 0,7%. A expectativa do mercado é de um crescimento de 0,87% neste ano, segundo boletim Focus, do Banco Central. Para 2020, o mercado financeiro prevê alta de 2% do PIB. Oficialmente, o governo prevê um crescimento de 0,86% em 2019 e 2,17% em 2020, números que constam no Orçamento.

— O ano que vem a economia brasileira já cresce bem mais rápido que neste ano — disse o ministro.

O Orçamento de 2020 foi feito com base na previsão de que a economia cresceria 2,5%. Em maio, o Ministério da Economia cortou a previsão para 1,6%. Em julho, para 0,81%. Recentemente, em setembro, a previsão cresceu para 0,86%.

Os corte obrigaram o governo bloquear recursos no Orçamento para cumprir a meta de resultado das contas públicas. Isso porque o PIB é o principal parâmetro para a receita administrada. Quando o país cresce menos, o governo arrecada menos.

— O que estava embutido no Orçamento foi a expectativa de crescimento do governo passado. O governo passado foi que prometeu crescer 2,5% neste ano. Evidentemente era uma estimativa equivocada. Inclusive nos forçou a contingenciar recursos até conseguirmos aprovar as reformas e agora que estamos descontingenciado lentamente — disse o ministro.

Apesar da declaração de Guedes, boa parte da equipe que elaborou o Orçamento no ano passado para 2019 foi mantida no governo. Além disso, a estimativa original de 2,5% calculada pelo governo era a mesma do mercado até o começo do ano, que também cortou gradualmente suas previsões diante de uma atividade menos acelerada no país do que a imaginada originalmente.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: