Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Bolsonaro esconde o real tamanho da fila do Bolsa Família

Bolsonaro esconde o real tamanho da fila do Bolsa Família

El País flagra a "omissão"
publicado 31/01/2020
Comments
Untitled-18.jpg

(Reprodução/Redes Sociais)

De Marina Rossi, em El País Brasil - O Programa Bolsa Família vive, sob o Governo Jair Bolsonaro, o que pode ser um de seus momentos com maior fila de espera para ingresso da história, com o corte de benefícios e uma redução inédita na concessão de novos auxílios. Cálculos realizados pelo EL PAÍS, com base em dados públicos, estimam que 1,7 milhão de famílias, ou cerca de 5 milhões de pessoas, estariam atualmente aptas a ingressar no programa, ou seja, preenchem todos os critérios para receber o auxílio antimiséria. O Governo Federal, no entanto, não revela os números exatos dessa fila. O Ministério da Cidadania fala apenas em “uma média nacional” de 494.229 famílias à espera do programa em 2019, sem disponibilizar os números absolutos mês a mês de entrada e saída de famílias e nem o número de habilitados a receber, mas ainda sem a bolsa.

Os dados oficiais da espera pelo Bolsa Família, de quase meio milhão, foram obtidos pelo jornal O Globo, via Lei de Acesso à Informação após quatro meses de espera, e depois confirmados ao EL PAÍS pelo Ministério da Cidadania nesta segunda-feira. O problema é que os dados repassados não são condizentes com os números históricos da fila no país e com a situação econômica vigente, que trouxe um aumento no número de miseráveis.

Leia a íntegra em El País Brasil

***

Em tempo: disse a repórter Marina Rossi pelo Twitter:

Eu pedi os números absolutos da fila do Bolsa Família ao ministério da Cidadania, e não a "média" do ano passado, e o assessor me disse que não era "obrigado" a me dizer. Fomos atrás então. E descobrimos amargos recordes do programa. Conto tudo aqui 👇 https://t.co/VX3xGkVsKj

— Submarina (@marinarossi) January 31, 2020

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!