Empresas americanas driblam Trump e vendem à Huawei
Xi acha o Trump muito engraçado... (Crédito: Kyodo/AP Images)
De Paul Mozur and Cecilia Kang, no New York Times:
Alguns dos maiores fabricantes de chips dos EUA venderam milhões de dólares para a Huawei, apesar da proibição do Governo Trump sobre a venda de tecnologia americana para a gigante de telecomunicações chinesa, de acordo com quatro pessoas que têm conhecimento sobre as vendas.
Desde que o Departamento de Comércio promulgou a proibição em maio, empresas americanas como Intel e Micron descobriram maneiras de vender tecnologia para a Huawei, disseram as fontes, que falaram sob a condição de anonimato, porque não estavam autorizadas a divulgar as vendas.
Os componentes começaram a chegar à Huawei há cerca de três semanas, disseram essas pessoas. Bens produzidos por empresas americanas no exterior nem sempre são considerados de fabricação americana, e os fornecedores estão se aproveitando disso. Esses negócios ajudarão a Huawei a continuar vendendo produtos como smartphones e servidores.
Os acordos evidenciam como é difícil para o Governo Trump reprimir empresas que ele considera uma ameaça à segurança nacional, como a Huawei. Os negócios também sugerem as possíveis consequências não-intencionais de alterar a rede de relações comerciais que une a indústria eletrônica mundial e o comércio global.
(...)
Leia também no Conversa Afiada:
- China divulga "livro branco" contra Trump
- China responde a Trump: hegemonia no 5G é irreversível!
- Huwaey será o símbolo do desenvolvimento chinês!
- Trump manda e Google não dá acesso à Huawei
- Huawei desafia Trump
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |