Está na hora de pegar os bancos!
O Conversa Afiada oferece ao amigo navegante essa proposta de Emenda Constitucional que altera um trecho da Constituição - artigo 166, parágrafo 3o. , II, b - que não foi votado pelos constituintes (!!! - ler em tempo) e proíbe o Congresso de mexer no que o Tesouro paga aos bancos.
Como se sabe, a PEC 241, agora no Senado sob a alcunha de PEC 55, ferra os pobres para dar dinheiro aos bancos, aos rentistas.
O que significa essa proposta de Emenda do senador Paulo Paim (PT-RS)?
Diz afiado amigo navegante:
É o outro lado da moeda. A PEC 55 do Senado (241 na Câmara) condiciona os gastos de futuros governos em suas políticas públicas à manutenção do teto indexado pela inflação do ano anterior, mas deixa total liberdade para o Executivo pagar os serviços da dívida pública.
Mexe com todo mundo, menos nos rentistas.
Esta PEC permite ao Congresso limitar os gastos com o serviço da dívida, o que até hoje é vedado.
Cortar o que é benéfico para a grande maioria dos brasileiros não tem problema, mas ai de quem mexer na parte do leão dos rentistas.
Esta é a proposta de estender os cortes aos rentistas também, se o Congresso entender cabível.
Em tempo: quem se jactou de ter enfiado artigos na Constituição sem que tivessem sido votados pelos Constituintes (e ainda chamam essa geringonça aqui de Democracia...) foi o Nelson Johnbim, aquele que usou uma babá eletrônica para desmoralizar o Dr. Paulo Lacerda, D-G da Polícia Federal, quando era Republicana, e dar razão ao Gilmar Mendes (PSDB-MT) no grotesco episódio do "grampo sem áudio". Johnbim deve saber quem pendurou esse jabuti na Constituição...
Vai ver foram o Cunha e o Temer que, segundo o Ciro, penduravam, a quatro mãos, jabutis em MPs...
PHA