Felipe Santa Cruz, da OAB: vamos à guerra contra "reforma tributária" de Guedes
(Foto 1: Marcos Corrêa/PR - Foto 2: Divulgação/OAB)
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, disse nesta segunda-feira 20/VII que a instituição irá "à guerra no Congresso" contra o projeto de reforma tributária do governo federal, encampado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo Santa Cruz, a iniciativa "quebra a classe média brasileira".
"Não é uma reforma tributária. É aumento de carga tributária. Por parte da OAB, essa agenda vai sofrer uma oposição ferrenha. É um erro do ministro. Inclusive, uma contradição com a política liberal, de redução de tributo, que ele sempre disse que defenderia", disse Santa Cruz à coluna de Monica Bergamo na Folha de S.Paulo.
A primeira fase da proposta do governo, que deve ser entregue nesta terça-feira 21/VII, trará unificação de PIS e Cofins com alíquota de 12%. Segundo Santa Cruz, "para a advocacia a carga quase dobra".
"O modelo que ele [Guedes] está apresentando aí quebra a classe média brasileira. Ele não vai retirar tributo de um lado para tirar o imposto de renda das empresas. Robin Hood, só que de cabeça para baixo. Quer tirar da classe média para dar aos ricos", completou o presidente da OAB.