FGV: medidas de Bolsonaro para conter coronavírus são muito inferiores às de outros países
(Crédito: Marcos Corrêa/PR)
As medidas anunciadas pelo governo de Jair Bolsonaro para conter a pandemia do coronavírus estão "muito abaixo do que foi anunciado em outros países". É o que aponta levantamento do Observatório de Política Fiscal do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), feito pelo economista Manoel Pires e divulgado pela BBC News Brasil.
Segundo o estudo, as iniciativas anunciadas até o momento pelo governo federal somam cerca de 4% do PIB do país. Na Alemanha, os gastos para enfrentar a pandemia atingiram 37% do PIB na segunda-feira 23/III; no Reino Unido e na Espanha, esse montante chega a 17% do PIB.
Nos Estados Unidos, os valores discutidos até aqui chegam a 6,3% do PIB, mas uma negociação em curso no Congresso pode elevar esse percentual a 11,3%.
Lembra a BBC: "entre as medidas anunciadas pelo governo britânico, por exemplo, está a reposição de até 80% da renda dos trabalhadores que tiverem seus salários suspensos, respeitado o limite de 2.500 libras (cerca de R$ 14.800) por mês, um patamar superior à renda mediana no país".