Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / FIPE-Catho: desemprego é devastador

FIPE-Catho: desemprego é devastador

Que colosso, Cegonhóloga!
publicado 15/05/2017
Comments
V3.jpg

Via Catho/FIPE:

(...) o Índice Catho-Fipe de Novas Vagas de Emprego voltou a registrar queda em abril de 2017. Na comparação com o mês anterior, a variação foi de -3,6%; quando comparado com o nível de abril de 2016, a redução foi de 5,7%. Já o Índice de Novas Vacâncias continua em queda (-7,2%) com relação a abril de 2016. (...) Com relação a março de 2017, houve redução de 0,9%.

Por fim, o Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato, que mede a concorrência entre candidatos por uma vaga de emprego, registrou retração de 24,3% com relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação feita com março de 2017 houve redução de 4,4%.

O Índice Catho-Fipe de Novas Vagas é calculado com base com dados de novas vagas de emprego anunciadas no site da Catho. Seu valor está relacionado com a dinâmica da atividade econômica do país, sobretudo no que se refere a mudanças na geração de postos de trabalho. (...)

Número de vagas por trabalhador em potencial na economia também sofre redução


Em abril de 2017, o índice de novas vacâncias registrou queda de 0,9% na comparação com março de 2017. No acumulado em 2017 (frente ao mesmo período de 2016), o valor calculado aponta queda de 6,0% na taxa de novas vacâncias. Com relação a abril de 2016, a taxa de novas vacâncias apresentou uma queda de 7,2%. Tal queda voltou a acelerar após três meses seguidos de reduções.

O Índice de Novas Vacâncias é calculado com base na razão entre novas vagas de emprego (Índice Catho-Fipe) e população economicamente ativa (PME-IBGE). Quanto maior o seu valor, menor tende a ser a taxa de desemprego.

Relação vaga-candidato continua caindo na comparação interanual


Em abril de 2017, o indicador Catho-Fipe de Vagas por Candidato mostrou queda de 4,4% com relação ao resultado de março de 2017. No acumulado de 2017 (frente ao mesmo período de 2016), o valor calculado apontou queda de 26,1% na taxa de novas vacâncias. Na comparação interanual (abril/2016 vs. abril/2017), houve redução de 24,3%. Trata-se do 38o mês consecutivo de queda.

O Índice de Vagas por Candidato é calculado com base na razão entre as vagas de emprego e o número de candidatos em um determinado período. Movimentos no indicador apontam para mudanças no poder de barganha e negociação salarial no mercado de trabalho: valores mais altos indicam maior poder de barganha dos trabalhadores, pois há mais vagas disponíveis por candidato.
registrado em: , ,