Governo americano enfrenta monopólios na internet
Google, Apple, Facebook, Amazon - aqui... numa boa!
publicado
04/06/2019
Comments
(Reprodução/wealthmanagement.com)
Do El País:
Facebook, Amazon e Google desabam na Bolsa após possível investigação por monopólio
As autoridades assistem como meros espectadores o assombroso crescimento dos gigantes da tecnologia norte-americanos, a Amazon, o Google e o Facebook, que transformam, até deixá-los irreconhecíveis, os setores em que desembarcam. Tem sido assim até hoje, pelo menos. Mas agora, além dos golpes dirigidos contra suas práticas fiscais e seu viés político, o Governo dos Estados Unidos prepara o terreno para se dirigir ao seu tendão de Aquiles: suas possíveis práticas monopolísticas.
(...) A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) e o Departamento de Justiça, que compartilham a salvaguarda das leis da concorrência, dividiram o trabalho de escrutínio e investigarão o Facebook e a Amazon primeiro, e o Google em segundo lugar
(...) A divisão da jurisdição sobre as grandes empresas de tecnologia é o primeiro passo do Governo norte-americano para explorar como o crescimento dos gigantes do Vale do Silício afeta o panorama da concorrência. O impacto agitou a Bolsa: as ações da Alphabet (matriz do Google) chegaram a cair mais de 6% na segunda-feira, o mesmo que as do Facebook e dois pontos a mais do que as da Amazon, provocando uma queda da Nasdaq de 1,2%.
Na mesma segunda-feira, o congressista David Cicilline, presidente do grupo de discussão sobre concorrência da Câmara de Representantes, anunciou que a maioria democrata dessa Câmara planeja também uma investigação em grande escala para determinar se as grandes empresas de tecnologia adquiriram tanto poder que minam a concorrência.
(...) Os movimentos da FTC coincidem com uma série de pedidos por parte de organizações de consumidores e figuras da política, particularmente de esquerda, que pedem um controle maior a essas empresas. A candidata às primárias democratas Elizabeth Warren, por exemplo, pediu que esses gigantes sejam obrigados a se desmembrar em diversas empresas. A FTC já anunciou em fevereiro a criação de um grupo de trabalho para examinar assuntos de concorrências das companhias de tecnologias, incluindo a revisão de decisões que permitiram aos gigantes adquirir empresas menores que poderiam ter se transformado em competidoras, como quando o Facebook comprou o Instagram e o WhatsApp.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: