Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Guedes abriu a caixa preta dos bancos! O dele também?

Guedes abriu a caixa preta dos bancos! O dele também?

"Mercado" saiu correndo...
publicado 07/01/2019
Comments
bessinha (2).jpg

O presidente da república diz que vai abrir a caixa preta dos bancos.

Será uma contribuição inestimável à História do Capitalismo Mundial: acabar com o sigilo bancário!

Me engana que eu gosto!

Para se pendurar no Presidente, o Primata do Neolibelismo também resolveu abrir a caixa e manter as clausulas de confidencialidade provavelmente só nos bancos dele...

Na posse dos presidentes do Banco do Brasil, Caixa e BNDES, no Palácio do Planalto, nessa segunda-feira 7 de janeiro, o Primata do Neolibelismo disse:

(...) O dirigismo econômico, eu tenho dito isso, corrompeu a politica brasileira e travou o crescimento da economia brasileira. E o mercado brasileiro de crédito está também estatizado e também sofreu intervenções que foram extremamente danosas pro país.

Quando o BNDES recebe aumento de capital para fazer projetos econômicos estranhos do ponto de vista de retorno sobre capital, estranhos do ponto de vista político, estranhos do ponto de vista de quem é o beneficiário do lado de lá, aí uma tese estritamente econômica de ajudar os mais fortes dando capital de longo prazo e também para as empresas campeãs nacionais...

Nós, economistas liberais, não gostamos disso. Isso distorce a economia, a rentabilidade do capital, distorce a locação de investimento, derruba a taxa de crescimento, transfere renda perversamente e assim por diante.

Da mesma forma, quando falamos do que já aconteceu lá atrás, o Banco do Brasil também já capotou antes, já recebeu aumento de capital e mantém o mercado de credito segmentado.

E finalmente a Caixa Econômica Federal também foi vítima de saques, fraudes e assaltos aos recursos públicos, como vai ficar óbvio, muito a frente, logo a frente, a medida que, como diz o presidente, essas caixas pretas forem examinadas. (...)

Em tempo: a fala de Guedes sobre a caixa preta dos bancos não caiu bem no "mercado". O Ibovespa, que chegou a atingir 92.551 pontos na manhã desta segunda-feira, 7/I, interrompeu o crescimento e, às 13h52 (menos de três horas depois do discurso do Primata do Neolibelismo), operava em queda de 0,25%, a 91.611 pontos.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!