Helder Barbalho: "Quem culpa a China pelo vírus é doido"
"Todo doido é doido, não tem meio doido", disse Barbalho
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), considera uma maluquice a teoria de que a China é a culpada pelo coronavírus.
"É ignorância. Quem culpa a China pelo vírus não tem que sofrer avaliação, tem que sofrer interdição", afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo.
Ao ser questionado que muita gente no entorno do presidente tem essa opinião, inclusive o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Barbalho respondeu: "Que meu adjetivo sirva para os que pensam assim. Nunca ouvi falar de ter status para doido. Todo doido é doido, não tem meio doido.
Na conversa, o governador também disse que, em meio a pandemia, ele se baseia em critérios técnicos e não na opinião do presidente da República.
"Eu respeito o contraditório, respeito a opinião do presidente da República. Agora, eu me balizo nas decisões técnicas. Busco para a tomada de decisões informações da OMS, do Ministério da Saúde, da área de vigilância. Estudo os casos de países que já enfrentaram a crise com maior gravidade, já vivenciaram todo o ciclo do coronavírus nas suas áreas", confirmou.
Na avaliação do governador, "é uma irracionalidade esse debate se é mais importante a vida ou a economia".