Huck: "se tributar fortunas, o dinheiro escapa do país"
(TV Globo)
Luciano Huck, apresentador da TV Globo e tido como provável candidato à presidência em 2022, disse que vê "problemas" em taxar grandes fortunas no Brasil. Para ele, a decisão poderia induzir a "engenharias fiscais" para burlar a malha tributária, levando o dinheiro a "escapar do país".
"Não acho que tem que tributar a fortuna, mas a herança é importante. A gente tem que discutir a transferência", disse. "Eu não sou contra (taxar fortunas), de jeito nenhum, mas quando você enxerga a colcha de retalhos que é a malha tributária brasileira, você vê a bagunça que ela é hoje. A gente tem que rever isso, a reforma (tributária) é super importante. Se você tributar a fortuna, acho que o dinheiro escapa (do País). Vão ter engenharias fiscais que vão fazer o dinheiro não ficar mais aqui e isso seria ruim para o País", completou.
Minutos depois, Huck ensaiou um recuo: "sinceramente falando, sou curioso e não sou técnico em tributação. O Brasil tributa quem tem menos e não quem tem mais de maneira proporcional. O Brasil tem capacidade e gente competente em todas as áreas para dialogar sobre isso, para fazer um sistema tributário mais eficiente e progressivo. Confesso que não sou técnico, mas tem que ser debatido (o assunto)".
As declarações foram dadas na segunda-feira 28/IV durante painel sobre desigualdade social na Brazil Conference at Harvard & MIT.