Indústria cresceu 0,2%! Um colosso!
Deu no PiG cheiroso:
Indústria decepciona, cresce abaixo do previsto e frustra a reação no ano
O último trimestre do ano não começou bem para a indústria, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Depois de três meses em queda, a produção cresceu apenas 0,2% em outubro sobre setembro, feito o ajuste sazonal. Uma alta bem mais tímida que a média das projeções de analistas, de 1,2% para o período. Em setembro, já havia caído (-1,8%) bem mais que o esperado. A atividade do setor ainda recuou em julho (-0,2%) e agosto (-0,7%).
A indústria não conseguiu engatar uma recuperação desde o fim da greve dos caminhoneiros, em maio, que antecedeu um período de maior incerteza eleitoral e de queda nas exportações para a Argentina. O volume de produção de outubro ainda estava 2% abaixo daquele registrado em abril. A confiança do setor, que até agora não deu mostras de melhora efetiva também tem mantido a atividade em baixa, segundo analistas.
Para o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), os dados indicam que a indústria pode estar migrando de uma etapa de recuperação para outra de baixo crescimento. "Devido aos efeitos encadeadores que guarda entre seus próprios segmentos e com o restante das atividades econômicas, essa perda de dinamismo impõe restrições ao avanço do PIB, que não vai muito além de 1%", disse a instituição em nota.
(...)
Em tempo: sobre os Xi! Cago Boys, não deixe de consultar o trepidante ABC do C Af
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |