Lacalle Pou é o novo presidente do Uruguai
(Reprodução/Twitter)
A corte eleitoral uruguaia confirmou nesta quinta-feira 28/XI que o candidato da direita Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, é o novo presidente do país.
Após quase quatro dias de uma minuciosa apuração dos chamados "votos observados", vem a confirmação de que a oposição volta ao poder com uma vantagem de cerca de 1% dos votos. O resultado final deve ser divulgado até o próximo sábado, mas a vantagem de Pou sobre Daniel Martínez, candidato de centro-esquerda da Frente Ampla, não pode mais ser revertida.
Diante disso, Martínez reconheceu o triunfo de Lacalle Pou: "A evolução da apuração dos votos não muda a tendência. Por isso, cumprimentamos o presidente eleito, com o qual realizarei uma reunião amanhã. Agradeço de coração a todos aqueles que confiaram em nós o seu voto".
Com esse resultado, o Uruguai dá uma guinada à direita, depois de 15 anos de governos progressistas da Frente Ampla, com Tabaré Vázquez de 2005 a 2010, José 'Pepe' Mujica até 2015 e um terceiro mandato de Vázquez.
O novo presidente eleito, filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-1995) assumirá em março de 2020 por cinco anos. Entre suas promessas, está a redução do déficit fiscal e a melhoria da segurança (um dos principais eixos da campanha).
Nas redes sociais, o presidente eleito comemorou a vitória. “Meu reconhecimento e obrigado a todos os homens e mulheres que estão defendendo os votos e a democracia nos dias de hoje. Meu pensamento está com vocês”, escreveu Pou.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |