Live no Youtube ainda é desafio para artistas
"Quem foi que pisou no cabo? Falamos um monte e ninguém ouvia a gente”, reclamou a cantora Simone, que faz dupla com a irmã Simaria, na live sertaneja que movimentou a noite dos fãs na última sexta-feira (24).
As artistas, que também entraram na onda mundial de lives no Youtube por conta da pandemia do coronavírus, enfrentaram alguns problemas técnicos: ausência de som e a queda do sinal da transmissão em alguns momentos.
O resultado foi uma audiência menor do que cantores do mesmo gênero. Enquanto Simone e Simaria alcançaram 1,5 milhão de espectadores simultâneos, Marilia Mendonça e a dupla Jorge e Matheus chegaram a mais que o dobro desse número. (Veja o ranking de lives sertanejas abaixo).
“As diversas falhas técnicas mostraram que a maioria dos artistas brasileiros nunca tratou as lives no Youtube com a devida atenção. É uma plataforma com regras próprias, que exigem conhecimentos específicos para usá-la da melhor forma possível”, alerta Marjorie Fernandes, da Amuletto Digital, agência especializada em produção de conteúdo para Youtube.
O caso da cantora Ivete Sangalo foi até mais grave, já que o Youtube derrubou a live da artista. A plataforma alegou “violação de direitos autorais do Grupo Globo”, já que o show era transmitido, ao vivo, pelo canal da baiana no Youtube, pelo canal de TV Multishow e pela Globoplay.
Com a queda da live no Youtube, a audiência no canal da cantora despencou. Enquanto a página do Multishow passou a ser acompanhada por mais de meio milhão de pessoas, cerca de 195 mil permaneceram no canal oficial da baiana, de acordo com o colunista do UOL Leo Dias.
“O Youtube disponibiliza um conjunto de regras para esse tipo de transmissão e quando não são seguidas ocorrem esses problemas que podem prejudicar um planejamento inteiro”, esclarece Marjorie, especialista em gerenciamento de canais no Youtube.
“A pandemia do coronavírus obrigou os artistas se reinventarem e buscarem alternativas para alcançar os fãs e esses primeiros eventos demonstraram que ainda não estão totalmente preparados para o desafio”, opina a profissional, que também faz monetização no Youtube.
Na última terça-feira (28), completou-se um mês que Gusttavo Lima, o primeiro artista brasileiro a desbravar esse novo mundo, cantou por mais de 5 horas numa transmissão ao vivo no Youtube.
“Apesar das falhas, nós temos pouco tempo de uso desse novo formato de divulgação do trabalho. Mas já dá para perceber que essas transmissões são um caminho sem volta para qualquer artista que queira se estabelecer no mercado”, conclui Marjorie.
Ranking das lives sertanejas no Youtube
01) Marília Mendonça – 3,2 milhões de espectadores simultâneos
02) Jorge e Matheus – 3,1 milhões de espectadores simultâneos
03) Sandy & Junior – 2,6 milhões de espectadores simultâneos
Gusttavo Lima – 2,6 milhões de espectadores simultâneos
04) Henrique e Juliano – 2 milhões de espectadores simultâneos
05) Wesley Safadão – 1,8 milhão de espectadores simultâneos
06) Zé Neto e Cristiano – 1,7 milhão de espectadores simultâneos
07) Amigos (Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano) – 1,6 milhão de espectadores simultâneos
Raça Negra – 1,6 milhão de espectadores simultâneos
08) Luan Santana – 1,5 milhão de espectadores simultâneos
Roberto Carlos – 1,5 milhão de espectadores simultâneos
Simone e Simaria – 1,5 milhão de espectadores simultâneos
Luan Santana – 1,5 milhão de espectadores simultâneos
09) Sorriso Maroto – 1,4 milhão de espectadores simultâneos
10) Bruno & Marrone – 1,2 milhão de espectadores simultâneos
11) Fresno – 1 milhão de espectadores simultâneos
Thiaguinho – 1 milhão de espectadores simultâneos