Macron: neste cenário, não assino acordo com o Mercosul!
(Crédito: The Independent)
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta segunda-feira 26 a uma emissora francesa que, na situação atual, com o desmatamento e as queimadas na Amazônia, não assinará o acordo de cooperação econômica entre a União Europeia e o Mercosul.
"Desde julho, Bolsonaro não manteve sua palavra sobre nossos compromissos climáticos (...) No estado atual, não vou assinar (o acordo) com o Mercosul", afirmou Macron.
O presidente francês evitou culpar diretamente Bolsonaro pelas queimadas, mas ressaltou que as alianças do presidente (sic) brasileiro com o agronegócio e as mineradoras não podem ser esquecidas.
"Ele tem apoiado projetos econômicos que são prejudiciais à floresta amazônica. O reflorestamento também é nossa responsabilidade; respeitamos sua soberania, mas o tema da Amazônia é o assunto de todo o planeta, não podemos deixar que você destrua tudo", concluiu Macron.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: