Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Maia diz que nova CPMF não passa no Congresso. E o Centrão?

Maia diz que nova CPMF não passa no Congresso. E o Centrão?

Bolsonaro e Guedes confiam no Centrão...
publicado 16/07/2020
Comments
Untitled-15.jpg

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já deixou claro que a proposta de criação de um imposto sobre movimentações financeiras no meio digital "não passa" no Congresso Nacional. A informação é de Tales Faria no UOL.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o projeto de reforma tributária do governo de Jair Bolsonaro prevê, sim, o novo imposto, apelidado de "nova CPMF".

Maia, no entanto, já disse diversas de vezes ser contra esse imposto e que, enquanto ele presidir a Câmara, o tributo não será votado.

Mas Guedes ainda acredita no projeto, confiando especialmente no outrora demonizado Centrão. Como lembra Tales Faria, "Bolsonaro seduziu o centrão com aquilo que esse grupo de partidos mais busca, a parcela palpável do poder: cargos e verbas públicas. O centrão era contra a CPMF. Foi graças a esse bloco que o Congresso derrubou o imposto em 2007. Agora, no entanto, já não está tão contrário assim".

Arthur Lira, por exemplo, que controla o partido do Centrão, o PP, disse ao UOL que não entende que o novo imposto seja uma CPMF. Ou seja, adotou o discurso de Guedes: é uma contribuição sobre movimentações financeiras, como a CPMF, mas não é uma CPMF.