Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Maior consultoria de risco político do mundo sentencia: "Bolsonaro virou chacota internacional"

Maior consultoria de risco político do mundo sentencia: "Bolsonaro virou chacota internacional"

Ele faz os investidores estrangeiros correrem do Brasil
publicado 08/04/2020
Comments
Untitled-2.jpg

Ian Bremmer, presidente e fundador da Eurasia Group, tida como a principal consultoria de risco político do mundo, detalhou em entrevista à Deutsche Welle a imagem de Jair Bolsonaro no cenário internacional, em meio à pandemia do novo coronavírus.

"O presidente de uma nação não pode confrontar a ciência e o bem-estar de seus cidadãos. Além disso, ele está minando a própria popularidade e causando divisões dentro da base de apoio à agenda de reformas econômicas no Congresso Nacional, o que pode conduzi-lo ao impeachment. No plano internacional, ele virou motivo de chacota. É verdadeiramente lamentável, pois seu governo reunia condições para realizar as maiores reformas econômicas do mercado emergente nos últimos anos. Quando confrontado com o coronavírus, porém, sua ação foi desastrosa", disse Bremmer na entrevista publicada nesta quarta-feira 8/IV.

Ele ainda afirmou que as atitudes de Bolsonaro afastam os investidores estrangeiros do Brasil.

"Com certeza. Nós rebaixamos nossas projeções e expectativas para o Brasil em função da crise pandêmica. As principais razões são a condução de Bolsonaro, associada ao risco de que não consiga levar adiante a agenda de reformas econômicas e, em vez disso, volte-se para a sua base populista, mais ligada aos temas de segurança. Isso criaria muitas divisões no país. São elementos que abrem espaço para um impeachment após esta crise. Mas devemos nos questionar se existe, no Brasil, um alinhamento dos parlamentares para aprovar continuamente as reformas necessárias. É muito imboprovável que haja, na minha opinião", completou.