Meirelles já vendeu o Brazil!
Brasil com S! Lula-2018!
publicado
20/03/2017
Comments
Antônio Ermírio: quando a indústria tinha conteúdo local (Reprodução: Exame)
Saiu no PiG cheiroso:
Meirelles anuncia mais abertura e interesse do país em aderir à OCDE
O ministro da Fazenda Henrique Meirelles enfatizou no G-20 que o Brasil está se movendo para uma maior abertura comercial e revelou que o país examinará a adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE), numa reviravolta na postura brasileira até recentemente.
Em contraste com os EUA no grupo das maiores nações desenvolvidas e emergentes, Meirelles disse que o Brasil é favorável à abertura comercial, com base na experiência de que o protecionismo foi negativo para o país.
Argumentou que setores que tiveram abertura maior no passado progrediram, porque puderam se modernizar e se tornar competidores internacionais de ponta.
O ministro destacou uma recente "medida unilateral importantíssima" de abertura do mercado brasileiro: a diminuição da exigência do percentual de conteúdo local, de 90% para 20% na média. "Vamos continuar discutindo - no contexto dos trabalhos intensos de reformas - a adoção de outras medidas, que [ainda] não foram decididas, para um maior fluxo de comércio exterior". Repetiu que mais importação gera mais exportação.
Indagado pelo Valor sobre eventuais cortes de tarifas de importação, Meirelles retrucou: "Estamos discutindo avançar inclusive nisso". Informou também que a Fazenda fará, no decorrer do ano, análise de todos os programas de isenções e subsídios na medida em que forem vencendo. Mas deixou claro que as decisões vão ser tomadas com calma, sem mudanças abruptas na economia. (...)