Moro vai quebrar tudo!
Empreiteiras nacionais vão ser chinesas e americanas!
publicado
08/11/2017
Comments
Em reportagem de Murillo Camarotto, saiu no PiG cheiroso notável descrição do papel inigualável do Judge Murrow:
'Sem venda de controle, as concessionárias quebram'
Concessionárias de infraestrutura controladas por empreiteiras envolvidas na Operação Lava-Jato terão que ser vendidas ou caminharão para a falência. Segundo o diretor jurídico do Banco Nacional Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Marcelo de Siqueira Freitas, com os sócios atuais essas empresas não terão acesso a financiamento de longo prazo e tendem a quebrar.
"Rodovias a serem duplicadas, aeroportos a serem construídos e linhas de metrô inacabadas são os exemplos mais flagrantes que temos hoje no BNDES. E está muito claro: se o controle não for repassado para alguma outra empresa, nós não conseguiremos financiar esse projeto, as instituições privadas também não financiarão e esses projetos vão morrer. Aí é ou recuperação judicial ou falência", disse Freitas.
Ele explicou que mesmo as empreiteiras que assinaram acordo de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) ou com a Controladoria-Geral da União (CGU) não vão conseguir aprovar seus pedidos de empréstimo no BNDES ou em outras instituições públicas. Se partirem para a banca privada, os prêmios de risco cobrados vão revelar custos financeiros proibitivos.
O sinal vermelho para as empresas lenientes resulta de uma falha na Lei Anticorrupção, que não determinou parâmetros claros para o cálculo do dano causado por essas empresas aos cofres públicos. Apesar das multas aplicadas, os acordos de leniência assinados por Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e UTC não isentaram essas empresas de ressarcirem integralmente o rombo, ou seja, elas podem ser chamadas no futuro a fazer novos e gigantescos desembolsos. (...)