No dia em que Skaf adulou Bolsonaro, CNI anuncia que Indústria caiu em 2019
(Crédito: Carolina Antunes/PR)
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira 3/II pela CNI dá conta do péssimo desempenho da Indústria em 2019, o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, o faturamento, as horas trabalhadas na produção e os indicadores do mercado de trabalho encerraram o ano passado em queda na comparação com 2018.
O faturamento da indústria caiu 1% em dezembro frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Essa foi a segunda queda consecutiva do indicador. Assim, o faturamento fechou 2019 com uma queda de 0,8% em relação a 2018.
As horas trabalhadas na produção também caíram 1% em dezembro em comparação a novembro, na série de dados dessazonalizados. Segundo a CNI, em 2019 as horas trabalhadas registraram altas mensais em apenas três meses e queda em oito. No ano, o indicador acumula queda de 0,5%.
Já o nível de utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 77,5% em dezembro, retração de 0,5 ponto percentual em relação a novembro, na série dessazonalizada. No ano, a UCI foi 0,1% mais alta que na média de 2018.
O emprego na indústria, por sua vez, diminuiu 0,1% em dezembro frente a novembro. No acumulado do ano, a queda é de 0,3%. Na mesma linha, o rendimento médio real do trabalhador caiu 1,3% em dezembro na comparação com o mês anterior. No ano, houve queda de 1,5% em relação a 2018.
Leia a íntegra da pesquisa Indicadores Industrias no site da CNI.
Com informações da Agência Brasil
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |