Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Nordeste manda Guedes enfiar a capitalização

Nordeste manda Guedes enfiar a capitalização

BPC e rurais também saem da Previdênssia
publicado 12/06/2019
Comments
Rema.jpg

O amigo navegante viu na TV Afiada que o Bolsodória bem que tentou jogar o Nordeste ao mar.

Deu com os burros n’água: o Nordeste obteve o que exigiu:

Relator promete concessões a governadores


Pressionados pela ameaça de exclusão dos servidores estaduais da reforma da Previdência, 25 governadores prometeram ontem ao relator da proposta na Câmara, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apoiar o projeto e tentar convencer os deputados federais ligados a eles a votarem a favor em troca da exclusão de quatro pontos mais polêmicos do texto: alterações na aposentadoria rural, benefício de prestação continuada (BPC), capitalização e desconstitucionalização.

Segundo os governadores, Moreira "sinalizou fortemente" com a exclusão destas mudanças. Também estudará a fixação da idade mínima para as professoras se aposentarem em 55 anos, e não 60, como quer o governo.

O relator tem evitado falar sobre o projeto, mas já sinalizou a aliados que esses pontos seriam alterados. Ele deve se reunir hoje com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes partidários para decidir a versão inicial do parecer, que será formalmente divulgado amanhã, numa reunião da comissão especial da reforma da Previdência, às 9h30.

Na opinião do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a reunião, diferentemente das anteriores, representou um avanço. "Conseguimos tirar o bode da sala", disse. "Tivemos pela primeira vez posição firme, a disposição de retirar já no relatório a parte relativa a BPC, rurais, redução de benefícios de pessoas com deficiência, desconstitucionalização e capitalização", afirmou.

Em troca de apoiar a reforma, os governadores esperam que o relator mantenha o dispositivo que estabelece que as mudanças valerão para os servidores estaduais e municipais e que não será preciso que eles encaminhem suas próprias reformas para as assembleias legislativas aprovarem. Parlamentares nordestinos de partidos como PP, PR e PSD reclamam de assumir o desgaste enquanto os governadores de seus Estados, ligados à oposição, discursam contra a reforma, mas terão os benefícios dela. (...)

Em tempo: sobre a previdênssia, consulte o (sempre imperdível!) ABC do C Af.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: