O açucareiro do Mangabeira...
A entrevista de Mangabeira Unger à TV Afiada provocou polêmica (como sempre).
A amiga navegante Marilia Amorim não digeriu os blocos 1 e 2:
Meus modestos comentários sobre o que disse Mangabeira Unger.
• Bloco 1: Ciro e Mangabeira falam tão mal da política de alianças que o PT usou para chegar ao poder e poder governar e agora vão se aliar ao DEM e outros do gênero. Interessante...
Em relação à Petrobrás e o refino, não sei não... Mangabeira às vezes é um pouco hermético... Em compensação, em relação à mídia ficou claro: eles não vão regular!
• Bloco 2: Quer dizer que todo o investimento de Lula/Dilma no petróleo/pré-sal e seu compromisso com a Educação e a Saúde, a indústria naval e a reativação dos portos, tudo isso é açúcar? Não é investimento na produção?
Quer dizer que a interiorização das universidades federais (Recôncavo, Triângulo Mineiro etc.) não foi investimento na Educação? Nem as cotas e o Pro-Uni? Os filhos de empregadas domésticas e outros pobres e negros que puderam cursar universidade levaram apenas açúcar? O que tudo isso tem a ver com a Suécia???
Em relação à Suécia, prefiro o conceito do Jessé Souza sobre nossa classe média de Estocolmo.
Em suma, para Mangabeira Unger, o povo brasileiro é um bando de formigas que adoram açúcar e Lula não passa de um açucareiro na mesa da cozinha.
Foi por isso que deixou o governo com quase 90% de aprovação. Tudo por açúcar. Foi também por isso que houve o golpe: para tirar o açucareiro da mesa da cozinha...
Marilia Amorim, professora da UFRJ e da Universidade de Paris.