OCDE enquadra Bolsonaro e cobra postura de líder
Crédito: Orlando Brito
No Valor - Em documento interno, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo de países ao qual o Brasil pretende aderir, pede que o governo Bolsonaro “assuma firmemente a dianteira” no combate ao coronavírus e adote “medidas apropriadas de confinamento” para conter o avanço da pandemia no país, “seguindo aquelas implementadas por administrações estaduais e municipais”.
O documento, preliminar e ainda reservado, ao qual o Valor teve acesso, faz parte de um panorama global em elaboração pela OCDE sobre as ações tomadas em cada país no enfrentamento à covid-19. O trecho do relatório que fala sobre o Brasil foi distribuído antecipadamente a autoridades brasileiras, que reagiram com insatisfação e se mobilizam agora para alterar o texto que vai para o relatório final.
No domingo, mais uma vez, o presidente Jair Bolsonaro contrariou as orientações de seu próprio Ministério da Saúde e circulou por cidades-satélites de Brasília, conversou com populares e atacou as políticas de isolamento.