Países mais saudáveis: Cuba está bem à frente dos EUA
(Arte: SciTech Africa)
O Conversa Afiada reproduz trecho de reportagem da Bloomberg (clique aqui para ler o original, em Inglês):
Talvez seja algo no gaspacho ou na paella, pois a Espanha ultrapassou a Itália e se tornou o país mais saudável do mundo.
Isso de acordo com a edição de 2019 do Bloomberg Healthiest Country Index, que classifica 169 economias de acordo com fatores que contribuem para a saúde geral. A Espanha ficou em sexto lugar no indicador anterior, publicado em 2017.
Quatro outras nações européias estão entre as 10 melhores em 2019: Islândia (terceiro lugar), Suíça (quinto), Suécia (sexto) e Noruega (nono). O Japão é a nação asiática mais saudável; em 2019, avança três posições em relação à pesquisa de 2017, ocupa a quarta colocação e substitui Cingapura, que caiu para oitavo. Austrália e Israel completaram o top 10 no sétimo e décimo lugares.
(...) Enquanto isso, na América do Norte, o Canadá, na 16ª posição, superou e muito os EUA e o México, ambos caindo levemente para 35º e 53º. A expectativa de vida nos EUA tem diminuído devido a mortes por overdose de drogas e suicídios.
Cuba está cinco pontos à frente dos EUA, tornando-se a única nação não classificada como de "alta renda" pelo Banco Mundial a ocupar tão alta posição. Uma razão para o sucesso de Cuba pode ser sua ênfase no cuidado preventivo, em contraposição ao foco norte-americano no diagnóstico e no tratamento de doenças, disse a Seção de Direito Sanitário da American Bar Association em um relatório no ano passado, depois de visita a Cuba.
(...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |