Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / PIB cai menos 0,1%. Um colosso, Míriam!

PIB cai menos 0,1%. Um colosso, Míriam!

FGV registra depressão, como os banqueiros da Focus...
publicado 18/06/2019
Comments
Pib.jpg

É vermelho, mas não é do PT, Míriam... Vermelho de neolibelês... (Créditos: Ibre/FGV/G1)

Do G1:

Economia teve recuo de 0,1% em abril, aponta monitor do PIB da FGV


A economia brasileira registrou retração de 0,1% em abril na comparação com março, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira (18).

Segundo o indicador, houve recuo em abril em duas das três grandes atividades econômicas: agropecuária e indústria.

A retração de 0,1% é explicada, principalmente, pelo fraco desempenho da agropecuária, que caiu 1,9% (com quedas tanto na agricultura quanto na pecuária) e da indústria, que recuou 0,4%. Na indústria, a única exceção foi o crescimento de 0,3% da transformação. Já o setor de serviços teve leva alta de 0,4%.

Na comparação contra o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 0,3% da economia, reflexo, segundo a FGV, principalmente das retrações da agropecuária (-2,0%) e de todas as atividades industrias (-2,3%).

“A queda de 0,1% da economia em abril é a terceira retração mensal consecutiva registrada no ano. O desempenho da agropecuária e da indústria explicam essa desaceleração da atividade econômica. A taxa acumulada em 12 meses chegou a 0,6%; menor crescimento registrado desde o acumulado em 12 meses até outubro de 2017. No acumulado em 12 meses, até abril a indústria volta ao terreno negativo depois de 14 meses de crescimento. Chama atenção que a extrativa e a transformação também retornam a variações negativas”, afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB. (...)

Em tempo: ontem (17/VI), a pesquisa Focus do Banco Central também estimou PIB abaixo de 1%. É a 16a queda seguida do índice.

Em tempo2: sobre o colosso, visite o imperdível ABC do C Af.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: