Por coronavírus, PIB pode recuar até 3,5% em 2020!
O aumento dos casos de Covid-19 no Brasil já afeta as projeções econômicas feitas por bancos internacionais. Segundo a revista Exame, o Bank of America - a segunda maior instituição financeira dos EUA - prevê uma queda de 3,5% no produto interno bruto (PIB) brasileiro.
O estudo leva em consideração o fechamento do comércio e serviços não essenciais, além do impacto da desaceleração do mercado chinês, maior parceiro comercial do Brasil, e também a falta de respostas eficazes por parte do governo brasileiro em relação ao coronavírus.
Segundo o banco, a economia global deverá ter uma queda de 2,7% em 2020, contra um crescimento de 0,3% previsto anteriormente.
Instituições brasileiras também apostam em deterioração da economia: o banco Itaú, por exemplo, revisou sua expectativa de queda para 0,7%. Já o Relatório Focus do Banco Central prevê baixa de 0,48% para o PIB do Brasil.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: