Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Com 2 milhões nas filas, presidente do INSS pede para sair

Com 2 milhões nas filas, presidente do INSS pede para sair

Secretário da Previdência pegará o lugar
publicado 28/01/2020
Comments
Untitled-19.jpg

O Ministério da Economia, de Paulo Guedes, anunciou nesta terça-feira 28/I a demissão do presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira. Segundo o governo, o próprio Vieira pediu para sair.

"Ele consolidou sua disposição de sair do INSS a pedido. Foi uma conversa amadurecida ao longo dos últimos 15 dias", afirmou o secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

De acordo com Marinho, a presidência do INSS será assumida pelo atual secretário de Previdência, Leonardo Rolim. Ainda não se sabe quem o substituirá no ministério.

"O substituto do Rolim, nós vamos com um pouco mais de cuidado buscar esse nome. existe todo um corpo técnico na Secretaria de Previdência capaz de aguardar esse substituto. A prioridade é o INSS e não podemos deixar ter descontinuidade. (..) a escolha do Rolim se deu por esses aspectos", disse Marinho.

Em tempo: como se sabe, há cerca de 2 milhões de pedidos ao INSS sem análise há mais de 45 dias (prazo legal para uma resposta). Desses, quase 1,5 milhão estão parados por falha no sistema. Com isso, o governo de Jair Bolsonaro teve a "brilhante" ideia de convocar militares da reserva para trabalhar no atendimento nas agências, devido às enormes filas que se formaram ao longo das últimas semanas. Leia mais sobre isso aqui, aqui e aqui.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!