Prévia do PIB aponta retração no primeiro trimestre
Economia encolheu 0,68%! Um colosso, Míriam!
publicado
15/05/2019
Comments
Reprodução: G1/IBGE/Banco Central
Do G1:
'Prévia' do PIB do Banco Central indica que economia brasileira recuou 0,68% no 1º trimestre
A economia brasileira registrou retração de 0,68% no primeiro trimestre de 2019, indica o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), uma espécie de "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo Banco Central nesta quarta-feira (15).
O recuo de 0,68% entre janeiro e março deste ano foi verificado na comparação com o quarto trimestre de 2018 (outubro a dezembro). O número foi calculado após ajuste sazonal, uma espécie de "compensação" para comparar períodos diferentes de um ano.
(...) O IBC-BR é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números oficiais do PIB do primeiro trimestre serão divulgados no dia 30 de maio.
A retração registrada no primeiro trimestre deste ano, contra os três últimos meses de 2018, se confirmada, será a primeira desde o quarto trimestre de 2016, quando a economia brasileira registrou um tombo de 0,6% - de acordo com dados oficiais do IBGE.
(...) O próprio Banco Central já havia alertado, nesta terça-feira (14), por meio da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que "indicadores disponíveis sugerem probabilidade relevante de que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha recuado ligeiramente no primeiro trimestre do ano, na comparação com o trimestre anterior, após considerados os padrões sazonais". (...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |