Primata Guedes prepara a privataria do gás
Barrocal: Xi! Cago Boys fazem "ação entre amigos"
publicado
13/05/2019
Comments
Capa da edição 1054 da Carta Capital, de 15/V/2019 (Reprodução)
Por André Barrocal, na Carta Capital:
Plano radical do governo para o setor de gás é ‘ação entre amigos’
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, aproveitou a divulgação do balanço do primeiro trimestre da empresa, na quarta-feira 8, para informar que a estatal venderá suas participações em dois gasodutos, um no Norte-Nordeste (TAG), outro no Sudeste (NTS). É o início de uma reconfiguração total planejada pelo governo no setor de gás.
A reconfiguração havia sido discutida em reunião no Rio de Janeiro, no dia 3, pelo executivo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, o secretário de privatizações do governo, Salim Mattar, e o economista Carlos Langoni, amigo e colaborador do “рosto Ipiranga”. Nada de representante do ministério da Minas e Energia, ao qual a Petrobras é, teoricamente, subordinado.
Em novembro, ainda antes de entrar no governo, Guedes encomendou a Langoni um plano de redesenhar o setor de gás (...) Langoni é amigo de Guedes e foi professor dele, ambos liberais radicais com estudos na Universidade de Chicago no currículo. É também diretor do Centro de Economia Mundial da FGV do Rio.
Castello Branco é outro Chicago Boy. Na FGV Rio, é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico. Em março, participou de um seminário preparado pelo centro de Langoni, intitulado “A nova economia liberal”, e abriu o coração: “Como liberal, somos contrários a empresas estatais. Petrobras também privatizada e o BNDES extinto, esse seria o meu sonho”, disse.
Para realizar a encomenda sobre o setor de gás recebida de Guedes, Langoni recrutou duas pessoas. Ambas interessadas no resultado do plano. João Carlos de Luca, dono de uma petroleira, a Barra Energia, e ex-presidente do instituto do setor, o IBP. E Marco Tavares, fundador da Gas Energy, consultoria tem que na clientela Shell, Repsol, Chevron e British Petroleum (BP).
(...) O anúncio de Castello Branco feito dia 8 de que a Petrobras vai vender participações em dois gasodutos se encaixa nesse plano, conforme discutido a portas fechadas no dia 3 pelo executivo com Guedes, Langoni e Mattar. (...) Um desfecho previsível nessa história de ação entre amigos.
Em tempo: sobre o Primata do tal neolibelismo e os Xi! Cago Boys, consultar o (sempre imperdível!) ABC do C Af.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |