PT denuncia Guedes à PGR por filas no INSS
(Reprodução/Redes Sociais)
Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), líder do PT na Câmara, Enio Verri (PT-PR) e Rui Falcão (PT-SP) enviaram nesta quinta-feira 16/I uma representação ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo mau atendimento prestado a quem busca o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Além do ministro, foram denunciados Rogério Marinho e Renato Rodrigues Vieira, respectivamente Secretário Especial de Trabalho e Previdência e presidente do INSS.
Na peça, os parlamentares cobram do Ministério Público Federal (MPF) a apuração de possível crime de improbidade administrativa pelos servidores. Segundo o documento protocolado, o governo de Jair Bolsonaro fechou dezembro de 2019 com mais de dois milhões de brasileiros à espera de análise de seus benefícios. Mesmos os pedidos menos complexos, como licença-maternidade, estão na fila de espera.
“Bolsonaro ressuscitou as filas enormes do INSS, fenômeno da era Sarney-Collor-Itamar-FHC, que foi extinto pelo Lula", criticou Pimenta no seu Twitter.
Rui Falcão também se manifestou nas redes sociais. “Bolsonaro congela aposentadorias e empurra milhares de pessoas para as filas do INSS”, escreveu o parlamentar.
Na petição, os petistas solicitam, entre outras coisas, que o MPF adote “medidas cautelares com vistas a obrigar, de imediato, a tomada de providências legais por parte das autoridades aqui representadas para o real e pertinente objetivo a que se presta o INSS, no atendimento das demandas sob análise naquele órgão”.
Confira a íntegra da representação:
Representação à PGR (PDF – 444Kb)
(Com informações da Agência PT de Notícias)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |