Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Ricupero: apoio de Bolsonaro ao ataque de Trump pode prejudicar até a economia

Ricupero: apoio de Bolsonaro ao ataque de Trump pode prejudicar até a economia

Irã é um dos maiores compradores de produtos agrícolas brasileiros
publicado 12/01/2020
Comments
Untitled-11.jpg

(Crédito: Isac Nóbrega/PR/Arquivo)

Em entrevista ao jornal O Globo neste domingo 12/I, o diplomata, ex-chanceler e ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero condenou o apoio do Itamaraty, sob comando de Jair Bolsonaro e de seu chanceler Ernesto Araújo, ao ataque de Donald Trump contra o general iraniano Qasem Soleimani, no último dia 3/I.

Para Ricupero, o alinhamento automático do governo Bolsonaro aos interesses norte-americanos - parte da chamada "diplomacia da submissão" do atual governo - trará consequências negativas ao comércio exterior brasileiro.

"O endosso pelo Brasil à ação agressiva de Trump cria riscos para as exportações brasileiras ao Irã, um dos dois principais importadores de produtos agrícolas (milho, proteínas animais). Além dos aspectos morais (apoio a um crime, a um assassinato, a um ato de terrorismo de Estado) e políticos (alinhamento temerário com política capaz de conduzir à guerra), a atitude do governo Bolsonaro contraria os interesses comerciais brasileiros, já que hostiliza um mercado importante por meio do endosso a um país, os EUA, que são o único parceiro a já aplicar sanções ilegais contra nossos produtos (aço, alumínio), o único a nos ameaçar de novas sanções (as declarações sobre desvalorização da moeda), o único a descumprir promessas anteriores (abertura do mercado à carne bovina), o único que talvez dentro de poucos dias alcançará um acordo com a China capaz de desviar compras chinesas de produtos brasileiros (soja, milho, carnes, etanol, algodão) para um nosso concorrente, os americanos. Onde está nisso o interesse nacional?", questionou o diplomata.

Em tempo: as exportações do Brasil ao Irã somam cerca de dois bilhões de dólares ao ano - principalmente produtos como cereais, carne e açúcar.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!