Salvador: porto tem movimento record de cargas
Terminais movimentaram 4,5 milhões de toneladas
publicado
30/04/2017
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Do Correio:
Com localização privilegiada na costa brasileira, o Porto de Salvador pode aumentar seu potencial de movimentação de cargas a partir de novos investimentos. Especialistas indicam a necessidade de ampliação dos berços, áreas onde os navios atracam, e a aquisição de novos equipamentos para garantir a competitividade do equipamento e manter Salvador na rota do comércio internacional.
No ano passado, o Porto de Salvador registrou a maior movimentação de cargas em toda sua história, com um recorde de 4,5 milhões de toneladas, superando a marca de 4,3 milhões de toneladas, que foi registrada em 2014.
Este ano, já passaram pelo local – que abriga um terminal de cargas gerais, um terminal de contêineres e um terminal de passageiros – 119 embarcações, que já movimentaram mais de 745 mil cargas.
(...) Para o presidente da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Marconi Andraos Oliveira, o porto tem condições de ser transformado em um superporto. “Nós defendemos que tenha um superporto aqui na Bahia, com dois terminais de contêineres, a expansão do existente, e outra área a ser licitada, para criar condições e atender uma demanda maior. É a vocação natural de Salvador”, explica.
Andraos destaca que as características naturais do porto contribuem para que se possa investir na ampliação e garantir a sua competitividade. “Quando tem um porto de dimensões competitivas, um local de passagem de forma altamente produtiva faz com que a movimentação de cargas através dele traga desenvolvimento regional. Daqui temos as menores distâncias, o menor caminho é sair por Salvador, seja importação, exportação ou cabotagem”, analisa o empresário. (...)
No ano passado, o Porto de Salvador registrou a maior movimentação de cargas em toda sua história, com um recorde de 4,5 milhões de toneladas, superando a marca de 4,3 milhões de toneladas, que foi registrada em 2014.
Este ano, já passaram pelo local – que abriga um terminal de cargas gerais, um terminal de contêineres e um terminal de passageiros – 119 embarcações, que já movimentaram mais de 745 mil cargas.
(...) Para o presidente da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Marconi Andraos Oliveira, o porto tem condições de ser transformado em um superporto. “Nós defendemos que tenha um superporto aqui na Bahia, com dois terminais de contêineres, a expansão do existente, e outra área a ser licitada, para criar condições e atender uma demanda maior. É a vocação natural de Salvador”, explica.
Andraos destaca que as características naturais do porto contribuem para que se possa investir na ampliação e garantir a sua competitividade. “Quando tem um porto de dimensões competitivas, um local de passagem de forma altamente produtiva faz com que a movimentação de cargas através dele traga desenvolvimento regional. Daqui temos as menores distâncias, o menor caminho é sair por Salvador, seja importação, exportação ou cabotagem”, analisa o empresário. (...)