Tamandaré, vão fechar a Angra 3!
Vão privatifarizar até o urânio nacional!
publicado
24/08/2017
Comments
Do Globo Overseas:
Privatização da Eletrobras coloca em risco obra de Angra 3
A decisão de separar a Eletronuclear de sua controladora, a Eletrobras, que será privatizada, coloca em risco a conclusão das obras da usina nuclear de Angra 3 e, em última instância, o avanço do projeto nuclear brasileiro. Segundo especialistas, pode ficar mais difícil financiar Angra 3, empreendimento que começou a ser construído em 1984, tinha orçamento original de R$ 9,9 bilhões, mas que agora ainda depende de R$ 17 bilhões para concluir a obra. Diante da escassez de recursos e do custo bilionário para desmobilizar o projeto após 33 anos, a Eletronuclear busca parceiros privados para finalizar a construção. A Eletronuclear já assinou um memorando de entendimento com a China National Nuclear Corporation (CNNC) (...) e deve firmar, em breve, acordo com a russa Rosatom. (...)
Segundo Aquilino Senra, professor de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, a separação das empresas pode ter impacto financeiro.
— A Eletrobras tem um papel importante na articulação junto ao governo federal. Existem outras áreas, porém, que estão fora do âmbito da companhia, como a construção do reator de propulsão naval da Marinha — explica Senra.
(...) Diante do quadro de incerteza, Senra teme que o governo mire em seguida no monopólio de urânio. O país tem a sétima maior reserva do mundo.
— Temo que as mudanças estejam só começando. Isso pode ter impacto na transferência de tecnologia ao país — disse. (...)
Em tempo: Tamandaré aceita vender a Eletronuclear?