Trabalhador com diploma demora mais tempo para encontrar novo emprego
Estudo publicado pelo portal G1 neste domingo 12/I revela que os trabalhadores com ensino superior demoram mais tempo para conseguir um novo emprego após serem demitidos.
Segundo o levantamento, um trabalhador com diploma demora, em média, 16,8 meses - quase um ano e meio - para se recolocar no mercado de trabalho.
Em comparação, um profissional com ensino médio demora 14,7 meses para encontrar um novo emprego. Já um trabalhador com apenas ensino fundamental precisa, em média, de 13,1 meses.
Esse tempo de espera também vem aumentando: no terceiro trimestre de 2018, um profissional com com ensino superior demorava 15,7 meses para conseguir uma nova vaga.
Outra pesquisa realizada em dezembro de 2019 mostrou que ao menos 3,8 milhões de brasileiros com diploma universitário não encontram emprego qualificado - contribuindo, assim, para o aumento do desemprego e da informalidade.
É a uberização...
Apesar dos dados negativos, um diploma universitário ainda faz a diferença para a carreira do brasileiro: a taxa de desemprego é de 14% entre as pessoas que possuem até o Ensino Médio, mas de 5,8% entre a população que possui Ensino Superior completo.
A diferença salarial também é alta: o rendimento mensal médio de quem cursou uma faculdade é de aproximadamente R$ 5 mil, contra R$ 2 mil de quem possui o Ensino Médio.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |