Trump abandona Bolsonaro na porta da OCDE!
Originais: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Reprodução/Techjuice
O governo dos Estados Unidos desistiu de apoiar a entrada do Brasil na OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Trata-se de um clube dos ricos, uma organização composta por 36 países para coordenar políticas de livre mercado e comércio internacional.
A entrada na OCDE era uma bandeira defendida por Bolsonaro e por Paulo Guedes, o Xi! Cago Boy - mesmo que isso significasse a perda de competitividade das exportações e prejuízos à indústria brasileira.
Uma das condições para os EUA endossarem o ingresso do Brasil na OCDE, por exemplo, era que o país deveria abrir mão do direito ao tratamento diferenciado na Organização Muncial do Comércio...
Durante a visita de Bolsonaro aos EUA em março, Trump afirmou que apoiaria a entrada do Brasil na OCDE. Em julho, durante viagem a São Paulo, o secretário do Comércio dos EUA Wilbur Ross reiterou o compromisso.
Mas não adiantou entregar Alcântara, prometer ajudar Trump a derrubar o Maduro, nem cogitar ressuscitar a ALCA.
Nem o "I love you" de Bolsonaro a Trump foi suficiente!
Segundo o portal Bloomberg, o secretário de Estado Mike Pompeo, rejeitou a possibilidade de ampliar o número de membros da OCDE. O governo norteamericano, a partir de agora, irá apoiar a entrada apenas da Romênia e da... Argentina!
Ou seja: o amigão Macri passou a perna no Bolsonaro!
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Brasileiro fica mais pobre para entrar no clube dos ricos
- Trump engana Bolsonaro e deixa Brasil fora da OCDE
- Até o Estadão acha que Trump entubou J B
- OCDE: como o negociador americano entubou Guedes
- OCDE reduz previsão do PIB brasileiro
- EUA querem que o Brasil desista de se defender
- Bolsonaro declarou amor a Trump