Trump atropela Bolsonaro e lança candidato próprio à presidência do BID
(Alan Santos/PR)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu indicar um estadunidense para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aponta um comunicado do Tesouro dos EUA nesta terça-feira 16/VI, A decisão quebra uma tradição de seis décadas em que a instituição é presidida por um latino-americano e inviabiliza a estratégia de Jair Bolsonaro de apresentar uma candidatura própria do Brasil.
Segundo O Globo, o Departamento do Tesouro dos EUA disse que está apoiando Mauricio Claver-Carone, diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional para Assuntos do Hemisfério Ocidental, para chefiar o BID.
"Estamos confiantes de que sua liderança no BID fortalecerá sua capacidade de gerar impacto no desenvolvimento da região", disse o secretário do Tesouro Steven Mnuchin.
Em março deste ano, em meio a uma disputa com a Argentina, o governo brasileiro decidiu apresentar uma candidatura própria para a presidência do BID. Na época, o nome mais forte era o do secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo. Depois, o governo se voltou para o economista, banqueiro e empresário Rodrigo Xavier.