UE divulga nova lista: turistas brasileiros seguem proibidos de entrar
(Foto 1: Marcos Corrêa/PR - Foto 2: Reprodução/Picture Alliance/DPA/J.Cartenseh)
Turistas brasileiros seguem de fora da lista de pessoas que poderão voltar a viajar à Europa. Estadunidenses, russos e indianos também estão vetados. Segundo a coluna de Jamil Chade no UOL, o critério avaliado pelos europeus é o da transmissão da Covid-19, assim como os planos dos governos para testar e dar uma resposta à crise.
"Com base nos critérios e condições estabelecidos na recomendação, a partir de 16 de julho, os Estados membros da (UE) deverão levantar gradualmente as restrições de viagem nas fronteiras externas para os residentes dos seguintes países terceiros: Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Coréia do Sul, Tailândia, Tunísia e Uruguai, o único latino-americano", informa Chade.
Essa é a segunda lista publicada pela União Europeia. Em 1/VII, a primeira foi divulgada, sem a presença do Brasil. Os europeus indicaram que, a cada 15 dias, iriam rever a relação.
"Os critérios para determinar os países terceiros para os quais a atual restrição de viagem deve ser levantada abrangem em particular a situação epidemiológica e as medidas de contenção, incluindo o distanciamento físico, bem como considerações econômicas e sociais. Eles são aplicados cumulativamente", indicou o Conselho da Europa em comunicado.