Vendas de veículos caem 28%
O tombo de 28% nas vendas de veículos de dezembro/2016 para janeiro/2017 fez com que as principais montadoras do país anunciassem férias coletivas para seus trabalhadores.
Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram licenciadas 147.200 unidades no primeiro mês do ano, em comparação com 204 mil em dezembro.
Para se adequar a esse cenário, a produção teve retração de 12,9% em janeiro.
A GM irá parar a sua fábrica em São Caetano, no ABC Paulista, por pouco mais de um mês. Serão seis mil trabalhadores parados. Já na fábrica de São José dos Campos, as férias impostas irão atingir 2.200 funcionários.
A empresa culpa, além da retração nas vendas, o cancelamento da exportação de 15 mil veículos para o México, por conta da “política comercial adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação àquele país”.
A Ford dará férias coletivas aos 2.500 funcionários da fábrica de São Bernardo, também no ABC, por 28 dias. Já na planta da VW, os 7 mil trabalhadores iniciarão a folga de Carnaval com uma semana de antecedência.