Vendas em supermercados desabam! Um colosso!
Não tem demanda, não tem inflação e sobram canalhas
publicado
12/04/2018
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Do Estadão:
Vendas no varejo caem 0,2% em fevereiro ante janeiro, aponta IBGE
As vendas do comércio varejista caíram 0,2% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 1,00% a avanço de 1,20% (mediana positiva em 0,65%).
Na comparação com fevereiro de 2017, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 1,3% em fevereiro de 2018. Nesse confronto, as projeções iam de uma expansão de 1,60% a 4,70%, com mediana positiva de 3,40%.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,3% no ano. No acumulado em 12 meses, houve avanço de 2,8% – o melhor desempenho desde outubro de 2014, quando o crescimento acumulado estava em 3,1%. O resultado mantém a trajetória ascendente iniciada em outubro de 2016.
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, a alta acumulada de 5,4% nos 12 meses terminados em fevereiro é a taxa mais elevada desde junho de 2013, quando estava em 5,8%. Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,1% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio perto do piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um recuo de 0,50% a um avanço de 1,90%, com mediana positiva de 0,40%.
Na comparação com fevereiro de 2017, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 5,2% em fevereiro de 2018. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 4,50% a 9,40%, com mediana positiva de 6,30%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 5,9% no ano. Em 12 meses, o resultado foi de avanço de 5,4%.
Setores. O varejo registrou queda em quatro das oito atividades pesquisadas na passagem de janeiro para fevereiro. O recuo mais relevante foi observado em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%), setor de maior peso no varejo. As demais quedas ocorreram em Tecidos, vestuário e calçados (-1,7%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,8%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,4%). (...)