Teletime: o Crespo vai mandar na Broi. A BrOi é dos portugueses. Viva o BNDES !
Saiu na respeitada publicação Teletime, do respeitado jornalista Rubens Glasberg (jogue fora o que o PiG(*) disser sobre o assunto):
Oi confirma acordo com Portugal Telecom, que terá ingerência na administração da tele brasileira
quarta-feira, 28 de julho de 2010, 10h06
A Oi confirmou, em fato relevante encaminhado à CVM, o acordo para a entrada da Portugal Telecom em seu capital. Segundo o comunicado, foi celebrado um termo de intenções válido até o dia 31 de outubro deste ano que prevê "uma aliança industrial entre a Portugal Telecom e a TmarPart e suas controladas". Em linhas gerais, o acordo prevê a entrada da Portugal Telecom no capital da Telemar Norte Leste S/A (TMAR), controladora da Oi, em um percentual de 22,4% direto e indireto, ou seja, através da aquisição de ações da holding e por meio de participação acionária minoritária nas empresas AG Telecom Participações S/A e LF Tel S/A, pertencentes respectivamente à Andrade Gutierrez e ao Grupo Jereissati e que têm o controle da Oi. De outro lado, a Telemar Norte Leste passará a ser acionista em 10% da Portugal Telecom.
Ingerência
Apesar da participação minoritária, o acordo prevê que a Portugal Telecom terá poderes importantes dentro da Oi. Segundo o fato relevante, os portugueses poderão indicar um membro do Conselho de Administração da Telemar Participações (TmarPart), um diretor da TmarPart, e dois membros efetivos do Conselho de Administração da Tele Norte Leste Participações. Além disso, a Portugal Telecom participará "dos diversos comitês formados ou que venham a ser formados para assessoramento do Conselho de Administração nas controladas relevantes da TmarPart", e terá ainda "participação no processo de indicação de administrador e participação na formação dos votos da AG e LF em matérias submetidas a quorum qualificado". Ou seja, os portugueses terão influência sobre as decisões que os controladores da Oi (Carlos Jereissati e Andrade Gutierrez) venham a tomar.
Clique aqui para ler “Querem salvar a BrOi e pensam que os portugueses são burros ”.
A passagem do controle da BrOi aos portugueses é o solene afundamento da P-36 do Governo Lula.
No comando, o capitão de breve curso, Luciano Coutinho, que jogou o Governo Lula na fria da BrOi e torrou o dinheiro dos trabalhadores do FAT.
Os trabalhadores deveriam ficar de olho.
É bom tomar cuidado.
Na última vez em que o Coutinho tratou da matéria, ele deu dinheiro dos trabalhadores aos acionistas da BrOi, que não botaram um tusta no negócio.
Será que os portugueses serão tratados com a mesma generosidade ?
O Conversa Afiada bem avisou que o Crespo não era burro !
Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.