Cadeia: Tite começa a se livrar do Neymarketing
Com a corda no pescoço: Marcelo Globo Pinto (E) e o sucessor de Ricardo Teixeira, o Del Nero (D), que não pode por os pés fora do Brasil (Reprodução: Máquina do Esporte/UOL)
Neymarketing, o pai e o encarcerado ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell são acusados (e já condenados) por muito mais do que evasão fiscal.
Por falsa identidade e fraude.
A pena de Neymar pai e filho - cúmplice - pode ser maior, muito maior, do que a moleza que o Messi pegou.
A CBF e o Tite, se já não pensaram, vão ter que pensar em viver sem o Neymarketing - esse que é um colosso contra time pequeno e dente de leite da Alemanha e um presepeiro contra time grande.
Em tempo: sobre a prisão do Ricardo Teixeira. Aqui no Brasil, ele vive numa boa. O Ministério Público e a Polícia Federal nem sabem de quem se trata. Ou sabem: porque a prisão do Ricardo Teixeira significa que ele pode botar a Globo Overseas Investment BV toda na cadeia, a começar pelo inesquecível Marcelo Campos Pinto! - PHA
Não deixem de ler:
Supremo espanhol confirma pena de 21 meses de prisão a Messi
O Tribunal Supremo da Espanha confirmou nesta quarta-feira a pena de 21 meses de prisão ao jogador Lionel Messi por três crimes de fraude fiscal.
A defesa do atacante do Barcelona havia entrado com recurso para reverter a decisão de julho de 2016 da Audiência catalã, mas a principal instância da Justiça no país indeferiu o pedido.
O camisa 10 é acusado de sonegar um total de 4,1 milhões de euros da Fazenda espanhola nos anos de 2007, 2008 e 2008 - ele não declarou 10,1 milhões de euros recebidos por seu direito de imagem durante esse período.
Por ser uma condenação menor do que dois anos, há a possibilidade de a Audiência de Barcelona suspender a entrada na prisão dos Messi, que ainda terão de pagar 3,3 milhões de euros em multas.
Em sua defesa, o jogador alegou que tinha confiado suas obrigações fiscais a seu pai, Jorge.
"Eu me dedicava a jogar futebol. Confiava em meu pai e nos advogados que tínhamos decidido que acertariam as coisas. Em nenhum momento me passou pela cabeça que iam ma enganar", dissera o atacante em 2016.
Jorge Horácio Messi teve sua pena reduzida pelo Supremo de 21 para 15 meses de prisão, pois seu filho devolveu à Fazenda o dinheiro sonegado.
A Audiência Nacional em Barcelona susteve em sua sentença que Lionel Messi atuou com "ignorância deliberada" por evitar se informar sobre o que estava a seu alcance. O tribunal recriminou o atacante por atuar com essa "indiferença" quando existia uma "suspeita justificada" de que o método para gerir seus direitos de imagem não era lícito - o dinheiro era desviado para paraísos fiscais.
Autoridades espanholas não descartam prisão de Ricardo Teixeira
Ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol é investigado por lavagem de dinheiro e propina referente a jogos da Seleção. Rossell já foi preso.
Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pode acabar na prisão. Segundo informações do jornal Estado de São Paulo, a Operação Jules Rimet pode acarretar na detenção do antigo dirigente da entidade. Ele é acusado de distribuir propina relativa aos direitos de imagem da Seleção Brasileira e lavagem de dinheiro.
O ex-mandatário da entidade que rege o esporte no Brasil é procurado por autoridades da Espanha. Os investigadores demonstram cautela com o fato e condicionam o fato ao andamento das investigações nesta terça-feira (23).
Os objetos e documentos encontrados nas casas e escritórios de Sandro Rossell, ex-presidente do Barcelona, serão avaliados e podem culminar na prisão de Ricardo Teixeira.
O antigo dirigente culé não foi o único a ser preso nesta manhã. Além dele, outras quatro pessoas foram detidas. As autoridades espanholas não descartam enviar uma carta rogatória ao Brasil solicitando a prisão do ex-presidente da CBF.