Doleiro de Serra e Dantas será preso no Paraguai?
Presidente Horacio Cartes baixou decretos para beneficiar o amigo
publicado
04/05/2018
Comments
Em 2010, o presidente Horacio Cartes (E) chamou Messer (D) de "irmão de alma"
Do El País:
Dario Messer, o doleiro de todas as corrupções no Brasil e protegido pelo presidente do Paraguai
O doleiro Dario Messer, procurado pela Interpol e alvo da Operação Lava Jato nesta quinta-feira, construiu um currículo invejável no obscuro mundo do mercado financeiro ilegal. Acusado de ter coordenado um esquema que movimentou mais de 1,6 bilhão de dólares em 52 países, ele foi chamado pelo colega de profissão e delator Alberto Youssef de “o doleiro dos doleiros” no Brasil. (...) Desde os anos 1990, tem a Justiça em seu encalço. Mesmo assim, ampliou seus tentáculos e fincou raízes no Paraguai, onde tem relação estreita com o milionário presidente desse país, Horacio Cartes, que se refere a ele como “um irmão”. Cartes, na verdade, já era velho conhecido do pai de Dario, Mordko Messer, que teria ensinado o ofício de doleiro ao filho.
(...) Dario Messer tem moradia fixa atualmente no Paraguai, para onde se mudou quando a operação Lava Jato começou, em 2014. “Até ontem (quarta-feira), ele tinha toda a liberdade de se movimentar de um lugar a outro pois não tinha nenhuma restrição”, disse (...) Luis Arias, delegado da Interpol em Assunção, capital paraguaia. (...) A Interpol paraguaia recebeu nesta quinta a notificação contra Messer e agora o Ministério Público deve solicitar a um juiz a captura internacional do doleiro. Veículos paraguaios informaram que a polícia acredita que ele está no pais mas que a Interpol não conhece seu paradeiro concreto.
As relações da família Messer com o presidente paraguaio, Horacio Cartes, são antigas. (...) em março de 2016, Cartes afirmou que em um momento difícil de sua vida ele foi acolhido por Mordko, a quem chamou de “segundo pai”. “Deus colocou em meu caminho uma família e uma grande pessoa, que me acolheram em seus corações e sentimentos, e me fizeram sentir parte da família. Me ajudaram e me ensinaram coisas fundamentais. Eles ganharam meu eterno carinho de filho, minha gratidão e admiração”, disse Cartes. Anos depois, em 2010, o paraguaio chamou Dario de “irmão de alma” em entrevista ao jornal local Última Hora. (...) De acordo com o jornal ABC Color, em 2017 Cartes “criou decretos para beneficiar seu ‘irmão’ Dario” (...)
Em tempo: Horacio Cartes é empresário, dono de mais de duas dezenas de grandes empresas, incluindo bancos. Foi eleito presidente em 2013 pelo Partido Colorado, de centro-direita.