Existe hoje otro tipo de escravidão, a oposição machista!!!
Sim
André
Claro, vivemos ainda num pais preconceituoso.
Sim
Luiz Carlos Ferreira
Tenho 65 anos, sou negro, médico e fico indignado com esta presunção de igualdade racial do Brasil. "Olha as roupas e o carro do negão; deve ser alguma coisa... Não vamos "enquadrá-lo""
Sim
Michel Barbosa
Sim, a cor da pele influencia toda a condição social e toda condição econômica do cidadão.
Sim
GISELE
A exploração do homem ainda se esconde no racismo
Sim
Victor
Por mais que essa situação seja absolutamente desprezível o Brasil têm muito preconceito sobre sua própria cor
Sim
Hanry Raposo
Há racismo no Brasil em todos os níveis. Mais ou menos visíveis.
Sim
junior
Não somente a cor, a origem também. O emprego mais justo deste país é o Concurso Público.
Sim
Clementino Junior
Infelizmente não se acaba com mais de 400 anos de um hábito cruel como a escravidão dos povos africanos no Brasil em 130 anos... a velocidade da informação não é proporcional a velocidade da conscientização.
Sim
Walter Rodrigues
Infelizmente sim.
Sim
Oliveira
Sim, é velada, mas a diferença isiste sim principalmente em se tratando da cor da pele e traje de roupa
Sim
Cláudio
Infelizmente, o racismo ainda existe.
Sim
Mar.
A escravidão está na conta-corrente.
Sim
MARCIO
Em alguns lugares, infelizmente sim...
Sim
Sergio Santos
Infelizmente, o preconceito ainda persiste e o terrorismo cristão ocorrido na Noruega reforça o fato.
Sim
mauricio augusto martins
Não só na profissão, como infelizmente em outras necessidades humanas, donde deve ser obrigação do Estado, bem como de toda a Sociedade, assegurar no mínimo o que é Constitucional, onde todos são livres e iguais, não importando cor da péle, religião e condição financeira...maumau
Sim
katia
Percebo uma grande quantidade de negros no serviço público, talvez porque não haja necessidade de entrevista (?)
Sim
Igor Gavazzi Vazzoler
Sou pequeno-empresário do setor de tecnologia e gostaria muito de contratar um negro, mas até hoje não me apareceu nenhum currículo sequer. Acredito que o problema é o acesso a educação, que acaba sendo desfavorável ao negro pela própria condição social de desigualdade que existe no brasil. Não acredito tanto assim no racismo da população. Acho que é uma condição decorrente da falta de investimento dos governos em redução da desigualdade.
Sim
Carlos Henrique
A escravidão continua presente entre os barsileiros, tanto pelos inúmeros preconceitos arraigados na população, como pela gritante situação social dos negros, condenados à miséria por uma Sociedade que "libertou-os" sem terras(Nabuco já axigia a abolição acompanhada por uma Reforma Agrária)e sem nenhum política educacional que os retirasse da ignorância. Só dois hipócritas, como Kamel e Pereira, fingem não enxergar essa situação.
Sim
Alguns exemplos: quantos juízes negros existem no Brasil? Quantas comissárias de bordo ?
Ainda estamos no início do século XX em relação à igualdade de oportunidades entre negros e brancos, índios e brancos, nordestinos pobres e moradores das grandes capitais brasileiras. Florestan Fernandes falava da questão da pobreza dos negros que, desde de sua alforria tiveram poucas ou nenhuma chance de emancipação. E os que tiveram, conseguiram a duras penas porque a questão cultural persiste em demonstrações claramente racistas.
Sim
Luzia de Souza
Evidentemente que sim!Basta um mínimo de bom senso pra saber quem é contratado na frente, quem é promovido, que é escolhido. Certamente não são os negros!!!
Sim
Celso
Gerente de banco e diretor de indústria negro, pardo, "moreninho" é quase como o mico-leão-dourado. Quase não se vê.
Sim
Aislan
com certeza, ainda mais quando se entra em um Habbibs e percebe, que as pessoas que estão cozinhando são negras e as que estão servindo são brancas.
Sim
Clarissa
como filha de uma mãe negra e um pai branco... minha mãe sempre me faz lembrar o quanto sofreu por "ousar" casar com um branco... não, não somos racistas... segundo Kamel...
Sim
Edson F.
Parece que as pessoas gostam de se enganar, querem viver hipocritamente sem atentar para as consequencias nefastas deixadas pelo periodo escravocrata. Centenas de anos de açoite, humilhação, menosprezo e insensibilidade absoluta. Seria de muita ingenuidade imaginar que com alguns debates, algumas mesas redondas, alguns estudos dariam fim a esta hediondez.
Sim
jose rubens
Será que na Globo, do Ali Kamel, os negros tem tratamento igualitário aos brancos?
Sim
Aline Ramos da Silva
Infelizmente, é o que nós vemos no Brasil e isso é muito triste.
Sim
ANTONIO LUIZ FERREIRA
Não só a cor a Pele, mas tambem a idade. Pessoas com mais de 50 anos que não tenha especialidade, (Com mestrado e Doutorado) via de regra são preteridos.
Sim
Mendes
O macho branco sempre no comando,Riscar os indíos E nada esperar dos pretos....Baia de Guanabara - Caetano Veloso
Sim
jonas
quem não é caucasiano puro tem que se esforçar muito mais para progredir na carreira.
Sim
Diogo Fornelos
Nabuco, infelizmente, ainda tem razão hj em dia!
Sim
Reinaldo C. Zanardi
O IBGE é mais confiável que o Kamel.
Sim
Leonardo Fachini Martins
Não precisa de muito, só observar o comercial e o publico alvo, quando querem atingir uma classe social menos favorecida eles colocam afro-descendentes. Caso contrario, caso eles queiram atingir a classe média-alta-altíssima eles colocam brancos,loiros dos olhos claros e vendem os seus produtos demasiadamente caros a essa elite. Fazendo a analogia com a entrevista de emprego, o afrodescendente é menos favorecido a um cargo alto na empresa, pelo mesmo motivo das propagandas.
Sim
Pedro Segundo
É fácil ver nas universidades a grande diferença... há pouquíssimos negros.Em muitas instituições públicas ocorre o mesmo.
Sim
Felipe
Pergunte ao IBGE...
Sim
João Alberto
A herança escravocrata aliada a cultura paternalista, faz com privilégios ou mazelas sejam passados de pai pra filho, os seja, os brancos recebem todos os privilégios que outrora foram de seus pais, e o negro, as mazelas que seus pais sofreram, mas essa realidade esta mudando, com as ações de afirmação dos Governos de Lula e Dilma.
Sim
Paula
O preconceito está enraizado na nossa cultura e ainda vai levar tempo para que se dissipe.
Sim
João Alberto
O sistema escravocrata aliado à herança paternalista fez com que os filhos de brancos recebessem os privilégios que outrora seus pais tiveram, assim, passa-se de pai pra filho todos os privilégios e com relação aos negros, passa-se de pai pra fillho todas as mazelas e falta de oportunidades, porém, ações, como a criação dos programas sociais, cotas, e programas como o ProUni,essa realidade começa a muda, ainda existe um longo caminho, mas com luta e sacrifício, chegaremos lá.
Sim
ADRIANO
Coloque um branco de olhos azuis e um negro e vê quem passa na entrevista ... ou uma loira belga e uma mulata ...
Sim
jose dos santos louro
É só andar pelas ruas que se percebe a discriminação.
Sim
daniele
Será acaso a diferença de cor entre estudantes de medicina e os de licenciatura letras? A obra da Escravidão paarece não ter fim.
Sim
Alexandre
Óvio... olhe quantos pilotos negros temos, só para começar. Tenho um amigo que sentiu na pele isso por anos.... e não é por falta de qualificação não! é comum um branco com menos qualificação ficar com a vaga em várias categorias...
Sim
Mello
Continua sim. E por vários fatores.
Sim
luzinete borges
sim, nós somos racistas
Sim
Elison Silva
Existe racismo sim. Negros são bons para serem mandados, mesmo quando mais qualificados
Sim
Fernando
Claro que tem.
Sim
Elke di Barros
sim
Sim
Oliveira Mendes
Tem cinco votantes equivocados aí!
Sim
flavio cireno
no coments
Sim
Zacarias Francisco Assis
Podemos ser tolerantes em muitas coisas, mas somos uma sociedade racista. Os nossos preconceitos se revelam quando bloqueamos a ascenção na piramide social e nos cargos majoritários.
Sim
Victor Hugo P.C.
Precisa comentar?
Sim
Felipe Antunes
É só verificar a quantidade de negros aprovados em cursos 'top' para se ter noção deste fato.
Sim
Regis
Tem lugares, tipo lojas de shopping e aquelas de aeroporto, que tem mais brancas proporcionalmente que na Escandinávia. Nesses lugares, aquele terrorista norueguês se sentiria em casa.
Sim
Maurilio Gadelha
As terras devolutas que seriam repassadas aos ex-escravos, foram vendidas a preço de banana aos proprietarios de terras, e a educação publica para todos so veio com Getulio no pos 1930. Sob o reino dos baroes do cafe, nadica de nada para os ex-escravos, apenas salarios ridicularmente baixos, sequer comiam, de lá para o nunca dantes, pouca coisa melhorou, com Vargas, eram poucos os contratados, os nordestinos supria a oferta.
Sim
moyta
É só observar o número de engenheiros formados no país.
Sim
Manuel de Jesus
Isso mesmo caro PH. O Brasil é ainda um pais onde reina muita discriminação, não só racial como também social e principalmente economica.
Sim
Jorge
É tão indiscutível a influência da cor da pele que chego a ficar com a minha, vermelha (de "pele-vermelha" e de enrubescimento com a existência de pessoas - e como as há! - que acreditam em democracia racial). Abraços, cordiais, a todos.
Sim
Ygor C.S.
No Brasil não há o modelo do "apartheid" (África do Sul) nem o modelo do "one drop rule" (EUA), mas a sutil e nem por isso perigosa discriminação, escolha seletiva e diferença de tratamento e oportunidade é nítida e chocante no Brasil ainda. Só não vê isso quem provavelmente nunca saiu de casa, pois está aí nas ruas estampado em diversas ocasiões, eventos, etc. Não sou a favor de uma certa "demonização do branco" que vejo em alguns círculos, pois é certo que se criou no Brasil toda uma "sociedade da escravidão" em que, por interesse ou educação, todos (brancos, caboclos, mulatos) que subiram um degrau na escala social passaram a contribuir para a opressão da maioria restante. O que é preciso é acabar com uma cultura, e não achar que isso é algo essencialmente "racial". É social mesmo, e por isso pode ser mudado com políticas fortes.
Sim
Paulo
O gênio global, Ali Kamel, é contra as cotas para negros porque deseja que o Brasil cresça pela reestruturação do ensino público... como ele trabalha pro PIG isso significa a privatização do ensino público? Por exemplo: o ensino público no estado de São Paulo vem sendo sulcateado pelas administrações seguidas do PSDB, agora entregamos a iniciativa privada e veremos como melhorou. É assim que funciona? Como foi feito com as estradas estaduais?
Sim
Adriano Almeida
Indubitavelmente.
Sim
Geraldo dos Santos Júnior
Quem ainda acredita que a cor da pele não influi na profissão, assista a televisão aberta, sem exceções!
Sim
Joao Henrique Francalino
Só os ahistóricos e mal intencionados têm dificuldades de entender essa realidade....
Sim
Ferreira
Ainda existe um forte racismo velado na sociedade brasileira.As melhores oportunidades são diercionadas para os brancos pelos que também são brancos.A questão é histótica, o negro sempre foi limitado e excluido nesta sociedade hipócrita, que afirma nãp ser racista.
Sim
Gilmar Soares
A tese do A. Kamel é stricto sensu ao trópico de capricórnio, só se reifica ao cone sul brasileiro, e assim deseja impor um lactu sensu!
Sim
Marcelo Gomes de Araujo
Sim. É certo que a cor da pele no Brasil ainda é muito relevante nas relações sociais.
Sim
Vera Alice Demétrio Silva
Com certeza, que o diga a maioria da população de favelados que sobrevive de subempregos, como tbém a população carcerária. Como disse um ex secretário de segurança do Rio, a favela hoje é a nova senzala.
Sim
Robson Alves
Com certeza.
Sim
Paulo Athayde
O discurso do preposto da Globo reflete a tentativa secular do PIG de nos vender um conceito de democracia racial que vem servindo muito bem aos seus propósitos e dos setores dos quais faz parte e representa.
Sim
Flávio
Até uma criança de três anos sabe que você terá grandes oportunidades na vida para se tornar engraxate, contínuo, ascensorista, auxiliar de serviços gerais, se você nascer negro.Se você nascer branco, mesmo sendo muçulmano, suas chances de ser diretor da Globo são grandes.
Sim
kalifa
O mito da democracia Racial!
Sim
Gabriel Birkhann
Sim.O preconceito é inerente ao ser humano.Mas,frisa-se,nem por isso deve ser colocado num pedestal,deve ser esmagado pela consciência humana.
Sim
SAULO TEIXEIRA
Sou negro e sei que o preconceito e sinto que ainda se passa de pai para filho a herança do preconceito, acredito que serão necessárias mais uma ou duas gerações para mudar isso.
Sim
nena noschese
Infelizmente ainda não obtivrmos a abolição das mentes incultas deste país, basta ver o PIG em ação.
Sim
Francisco
O Brasil, infelizmente, ainda é um pais racista. O que torna nossa situação mais grave é esta miopia (ou seria cinismo), que impede que tratemos o problema com a atenção que merece.
Sim
Alexandre
Só cego, burro ou desonesto defende que não há racismo no Brasil
Sim
Geraldo Simões Amorim
Para o Kamel e amigos dele, a escravidão nunca existiu. Nem o holocausto.
Sim
Claudio Henrique
O legado escravagista perdura.
Sim
Rachel
Quem discorda, observe o percentual de negros nos cursos de direito, engenharia e medicina.
Sim
marcos
"Todo camburão é um pouco de navio negreiro"
Sim
Alf
É clarissimo. Só não veem os hipócritas.
Sim
Waldemir Direito
O Brasil é um país de preconceito "enrustido", que se deixa revelar quando provocado.
Sim
Marisa
A verdade é tão óbvia que dispensa comentários adicionais. Alguém conhece um negro ou uma negra que pertença à elite deste país?
Sim
sergio mario
só dois votaram NÃO: o Ali e o Kamel...
Sim
Hélio B Duarte
Muitos aparentam ser conscientemente não racistas, mas o inconsciente acaba por desmascará-los pelas suas declarações públicas e atitudes frente ao racismo, como se vê diariamente nas novelas da Globo, onde a discriminação racial e o ódio contra o povo brasileiro provem de décadas de refinamento de propaganda subliminar.
Sim
Eliezer
Preconceito: "só na pele de quem sente..."
Sim
Eugênio
Sim.Mas eu ainda estou na dúvida, eu não li nenhuma obra de Gilberto Freyre, menos sei quem é este tal de Joaquim Nabuco... Nabuco é atacante da Esquadra Uruguaia e joga ao lado do Diego Forlán?? Eu prefiro ler FHC, FHC não é sociólogo??Ora, no BraZil NÃO existe racismo, nem preconceito, nem discriminação, nem xenofobia, nem ignorância. Só existem estas coisas horrendas na Noruega. Escutei isso do Bolsonaro, do Prates, do Casoy e do Kamel.
Sim
Cleonir Luiz Grando
O preconceito ainda impera.
Sim
Marcio Coelho
Eles ainda tentam branquear o Brasil...
Sim
Osvaldo Ferreira
Quem acha que no Brasil existe uma democracia étnica ou racial vive na ilha da fantasia!
Sim
ivonei
Ando principalmente entre sul, suldeste e nordeste. Entre pessoas muito pobres e elite. O que evidencio é a forte esteriotipação através da cor da pele, infelizmente.
Sim
Eduardo
Se n influencia-se n teriamos o sistema de COTAS...80%para os BRANCOS e RICOS ( ai fica melhor ) E 20%para os PARIAS da SOCIOELITE...."PREGUNTA" POR QUE OS BRANCOS TEM 4X MAIS COTAS Q O RESTANTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA???
Sim
Rafael
Racismo explícito
Sim
Marcus Belo
É evidente que não, e toda vez que alguém se levanta para fazer algo contra isso é atacado brutalmente como foi Haddad.
Sim
Tales
Sim. Puramente pelo preconceito profundamente arraigado. Na faculdade de engenharia da UFC não tinha nenhum colega negro.
Sim
Tânia Veiga
Só quem acredita em estórias da Carochinha pensa diferente...ou não quer ver...ou quer enganar os outros.
Sim
Geraldo Brasil
Ser pobre também é motivo.
Sim
Roque Junior
O racismo no Brasil é evidente, assim como a homofobia e o desrespeito ao idoso de todos os orgãos publicos e da sociedade em geral
Sim
Marcia
Vide youtube "Boneca negra"
Sim
Antonio José
Ali Kamel deveria visitar São Miguel Paulista e adjacências....
Sim
jaciara
Infelizmente não é só tornar os negros libertos para vender quitutes na feira e o problema está resolvido.
Sim
Danilo
É preciso andar pelo Brasil para verificar o que acontece nesse país e não se trancar num aquário onde só há peixes brancos.
Sim
Cris
só não vê quem não quer.
Sim
Victória Junqueira Ayres Lucena
Nós não podemos NUNCA esquecer o papel que o negro foi forçado a ter no Brasil, e não podemos NUNCA deixar que ele faça esse papel novamente. Devemos combater qualquer forma de racismo, que, infelizmente, ainda existe no nosso país. Fechar os olhos pra racismo é fechar os olhos pro passado!
Sim
altair gomes
sim a cor da pele é ainda discriminada por muitos BRASILEIROS e ESTRANGEIROS no nosso PAIS e é um crime ! mais a nossa policia tem quer ser mais preparada para agir com mais pudor a favor do nosso povo. isso para min é CRIME DE ODIO e tem que ser conbatido com mais RIGOR !!! um forte abraço
Sim
miguel angelo ogg
Sou pardo e embora nao tenha sofrido nenhuma discriminacao, no Brasil isso ainda conta e muito, a cor da pele.
Sim
Rodolfo Testa
sem comentários!!!!
Sim
Matheus
Não há como se fechar a anos de história. O Ali Kamel pode ter tentado analisar friamente a situação. Mas não somos e nunca seremos o país das oportunidades. Primeiro valem as suas ligações, depois a sua competência. As redes sociais comprovam isso mais do que tudo. Elas são a forma moderna e tátil de provar como isso funciona.
Sim
Bárbara Canto
sim
Sim
Wilson Ribeiro Junior
é bastante evidente que a cor da pele influencia na profissão, o Brasil ainda é muitíssimo preconceituoso e racista, embora tenhamos a maior taxa de casamentos inter-raciais, comum olhar um pouco mais crítico, podemos ver o racismo velado no qual este país está mergulhado. O que causa maior espanto é a audiencia de uma novela em que uma de suas personagens se refere a uma personagem negra como "aquelazinha de cor"...
Sim
perini
O racismo existe sim, só não é declarado.
Sim
Carlos Magno de Assis Diogo
Eu estou sentindo na pele essa situação.Sou negro e participei de um estágio de dois anos em uma grande instituição bancária.Ao final do contrato,junto com outros colegas negros,não fomos efetivados.Mas aqueles colegas brancos ou "pardos" foram...Para dizer no mínimo,é muito estranho,não acham?
Sim
Paulo Marconi
Só o fato de tentar justificar nossos preconcitos já estamos sendo preconceituosos.
Sim
Amaro Shakur
A influência da cor da pele é até algo bem evidente no Brasil quando se trata de emprego e salário...é claro que tem gente que prefere fazer de conta que isso não existe,afinal aqui é Brasil.
Sim
roberto
tem sim:primeiro pela classe social no ingresso em universidades de renome,segundo pelo preconceito no mercado de trabalho
Sim
Marcelo
qualquer sabe que influenica
Sim
PauloMSM
Eu, que sou negro é que sei o que passo, e o que já passei. Pra quem é branco fica muito fácil dizer que as cotas são injustas, que isso, que aquilo.
Sim
francisco de paula
Não precisa se rebuscar os tratados de sociologia, antropologia, as leis que negam a existencia do racismo para dizer que a cor da pele tem influencia sobre profissão e muito mais. Quem quiser testar assista as novelas da globo do seu kamel e verá com os próprios olhos sem precisar sentir na pele.
Sim
Adriana M Carvalho
SEM DÚVIDA NENHUMA!!!!.
Sim
Antonio Nogueira
Sim, a cor da pele tem influência sim. Em relações bem menos competitivas o racismo já tem uma influencia ruim para com os negros, numa competição por trabalho então ela é muito amplificada.
Sim
Jaime Silveira
O Sr. Kamel deveria estudar um pouquinho mais a história dos brasileiros. Deveria sair do ar condicionado e encarar a realidade das massas.
Sim
Jânio Cruz
Os números do IBGE não mentem. A proporção de negros e "pardos" em vulnerabilidade econômica e social, bem como, a sua predominancia na população carcerária e vítimas e atores da criminalidade. Para mim, isso não é fatalidade, coincidencia e nem obra de Deus. É um histórico de perseguição, abandono e menospreso, ou seja, "racismo na veia"(Como diria o Padim Cerra).
Sim
Reinaldo
Apesar de o IBGE não suscitar a VERDADE da pesquisa (diz que não especifica se "pra bem ou pra mal"), é óbvio que a cor influencia "PARA MAL" se for negro e "PARA BEM" se for branco e "limpinho".
Sim
Thyrson Bezerra
Não só aqui no Brasil, como no planeta inteiro ainda existe escravidão. Disfarçada de baixos salários, trabalho e prostituição infantil, falta de educação e milhares de outras razões!!!
Sim
Mércia Neves
Seria muita hipocrisia votar em "NÃO"
Sim
Manoel Belizario
A cor da pele influencia não só na profissão, mas em todos os aspectos das relações humanas . O Brasíl é um país preconceituoso sim. Sou negro e sei o quanto tenho que ralar para ter reconhecimento.
Sim
Luiz Balbino
Na Globo, não.
Sim
Francisco
Óbvio.. Esse Ali...
Sim
Chico Mendes
Heraldo Pereira deveria processar era o Ali kamel, por este espalhar mentiras raciais em público.
Sim
Dyego
Acredito que a situação social do negro no Brasil ainda não está igualada a situação dos brancos. Existe um racismo velado onde pouca gente assume que é racista, mas na prática são tão racistas em suas atitudes quanto os que são deliberadamente.
Sim
Jr. Dalprà
É muito fácil perceber o preconceito no dia-a-dia!
Sim
Ricléo G.Borgmann
A cor da pele,é "fudamental", é sem "n" mesmo,mas outros "atributos', como classe social, estilo fashion,Q.I. ( Quem Indicou), e outras mazelas mais, também influenciam....
Sim
Jose Bandeira
Tudo como era dantes, no quartel de Abrantes ! ;-)
Sim
Lucia g oliveira
Sempre teve e sempre tera enquanto as pessoas ainda veres que tom de pele significa muito.... Olhem com os olhos da alma....
Sim
Amanda
Muitos brasileiros tem vergonha de si mesmos pela cor. Como se ser branco no Brasil fosse ser superior e ser negro fosse ser fardado ao fracasso. A escravidão acabou, mas mesmo assim muitas mentes ainda não saíram dessa época. Só com educação isso vai mudar.
Sim
Cézar Crispim (Ponta Grossa, PR)
Infelizmente, o Brasil ainda é um país muito preconceituoso.
Sim
Magda
Infelizmente, sim. Já progredimos, mas ainda hoje a cor da pele, o gênero e a opção sexual são motivos de discriminação no mercado de trabalho. Não ao racismo e a todas as formas de preconceito... "Não tolere as diferenças, ame-as"!!!!!
Sim
Antonio Carlos Lobo
Quando poder político e econômico se concentra nas mão de poucos brancos, é sinal que a cor da pele é um fator primordial na escolha.
Sim
Lucas CFL
Acho que deveria ter a resposta "Com certeza". Todas as pesquisas mostram isso. Não há igualdade nem racial e nem igualdade de gênero!
Não
Liliana Lincka
A cor da pele denota tão somente que temos diferenças, porém estas não nos faz mais aptos ou inaptos para quaisquer atividades profissionais. A qualificação é que nos da as habilidades necessárias para o trabalho.
Usamos cookies com propósitos estatísticos, para mostrar anúncios relevantes, para lhe ajudar a se registrar em nossos serviços, o para lembrar suas configurações. Confira nossa Política de privacidade e cookies.