A Constituição fala em união estável para “homem e mulher”. “A pluralidade tem limites porque na medida em que decidimos nos contratar socialmente em torno de uma Carta que delibera em torno de deveres e direitos mútuos, sabemos, portanto, que nos submetemos a esse tais limites aos quais me referi” – os da Constituição.
“A união entre pessoas do mesmo sexo é uma entidade familiar.” “O sexo não pode ser usado como motivo para tornar pessoas desiguais perante o Estado. A conduta dos casais homoafetivos não é ilegal e deve ser reconhecida pelo Estado.” “Quem ganha com a equiparação postulada pelo homoafetivos? Os homoafetivos. Quem perde? Ninguém perde. Os homoafetivos não perdem, os heterossexuais não perdem, a sociedade não perde”.
Democracia é onde todos dizem que direitos são iguais, mais quando toca nesse assunto muitos não aceitam, então porque uns tem direitos e outros não, a constituição não previu a mudança cultura, racial, social, sexual.etc, então como podem usar a constituição em bel prazer, se não evoluirmos voltaremos a inquisição da igreja e ai, não sou eu ou vc que irá perder algum direito, todos nós sofreremos, porque será tirado de todos nós, o que conseguimos até hoje. pensem bem antes de julgar os outros, se você não será julgado igualmente, como hoje está julgando ?
Sim
sergio
Com certeza.
Sim
regis
Direitos iguais.
Sim
Juliana Schiel
Igualdade é o básico e mínimo.
Sim
Adriano Magesky
sim !!
Sim
Vicente
Concordo com as palavras do ministro do STF
Sim
Gabriel
A sexualidade da pessoa não pode interferir nos seus direitos como cidadã.
Sim
Igor
abaixo o preconceito!
Sim
mariana moreau
nao vejo motivo para uniao de homossexuais nao ser reconhecida legalmente
Sim
Ulisses
Por que não?
Sim
lEUCIO M BARBOSA
Cllaro já deveria ser a muito tempo , Argentina e Portugal permitem
Sim
Gothardo Garcez Vilete
A grande mídia e os religiósos mal intencionados, desvirtuam a união, como casamento com a nítida intensão de jogar o povo contra esse projeto de lei.
Sim
Samuel
De acordo...
Sim
Marcelo Carvalhal
Trata-se de união civil, portanto o Estado tem mais é que reconhecer.
Sim
raquel oliveira
O estado tem o dever de garantir os mesmos direitos à todos os cidadãos, independente de questões morais ou escolhas sociais. Se o estado permite que pessoas com orientação homossexual não tenham o direito civil do casamento, ele diz a sociedade que ser homossexual é uma questão de escolha (doença/opção) e não uma condição que nasce com o ser humano, assim como a orientação heterossexual.
Sim
Jonas
é um progresso para o Brasil deve ser aprovado sim... afinal de contas vivemos em um pais Livre... ou ainda não??.... e os direitos individuais de cada cidadão previstos em constituição onde ficam??
Sim
Jonas
é um progresso para o Brasil deve ser aprovado sim... afinal de contas vivemos em um pais Livre... ou ainda não??.... e os direitos individuais de cada cidadão previstos em constituição onde ficam??
Sim
ADEMAR ADAMS
O Brasil não pode se mostrar um país antiquado e preconceituoso. Vamos em frente!
Sim
Ricardo
Não vejo o por quê em discriminar as famílias homoafetivas, no nosso país existem famílias formada por mães e filhos, pessoas que moram sozinhas, filhos que ainda moram com as mães, por quê não dar o mesmo direito civil às famílias formadas por pessoas de mesmo sexo?As Leis não podem ser excludentes, elas tem de abranger toda a população, e além do mais, o Estado é laico.
Sim
Marcos Bicalho
Quem é contra tem inveja da felicidade alheia. Vivem ilusões de certo e errado por que não possuem valores verdadeiros dentro de si. Vivem de atacar o comportamento dos outros, nunca pensam no bem dos outros.
Sim
Marcelo Olivati do Amaral
Essa questão não tem nem discussão! Ridículo achar que isso não é o correto. Se a igreja diz que Deus não permite, então porque está comprovado pela biologia que a preferência sexual não é escolhida pelo número de palmadas que se leva de um pai, ouviu senhor Bolsonaro, nem por ensinamentos religiosos, ouviu sra igreja católica, mas sim pelo gene, e quem criou a vida, a biologia e toda essa diversidade genealógica???
Sim
Rômulo Gondim
Sem dúvidas. Afinal, são homens e mulheres em pleno gozo da liberdade de serem o que são.
Sim
Moises Cesar
a constituiçao(escrita num outro momento historico) traz a uniao entre homem e mulher, porém o bem-estar sicial e o respeito à liberdade de escolha devem estar acima de qualquer lei feita pelos legisladores.
Sim
rui
Sim!
Sim
Carlos Alberto Alves Marques
Todos somos iguais perante a Lei.
Sim
Emiliano
Sim
Sim
Silvana
Respeito a diversidade.
Sim
paulo
certamente sou a favor.
Sim
Teo
O texto ja explica bastante a minha posiçao
Sim
Franklin Duarte
Sim.
Sim
Francisco Ses
Perfeito o argumento do Ministro Ayres Britto!
Sim
Duodecimo
O estado deve respeitar a vontade das pessoas, desde que isto não implique em prejuízo para os demais. A falta deste reconhecimento vem causando sofrimento a vários brasileiros. É ainda pior ver como algumas pessoas misturam religião e preconceito a uma questão puramente civil.
Sim
LORENA
"Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós..."
Sim
vanderson
Com certeza.Igualdade para todos.
Sim
Marcio Rossi
Demorou para o Estado tomar posicionamento nesse caso. Trabalhar para a garantia do respeito, seguridade e liberdade de cada pessoa é mais que o dever de qualquer Estado. Nosso Judiciário fez aquilo que o Executivo e o Legislativo sempre inviabilizaram, baseados sempre em posicionamentos preconceituosos.
Sim
Fábio
Pela razão e conhecimento! Contra o preconceito e a ignorância! Igualdade sempre!
Sim
Endie Eloah
Afinal, para sermos uma democracia de fato temos que ter igualdade em qualquer âmbito sexual!Radicalismos Bolsonarianos e evangélicos estão ultrapassados desde a Idade Média com seu catolicismo estúpido.Deixem as pessoas deciderem suas formas de amar.Afinal, por que ser contra o amor, não é mesmo?
Sim
Murilo
Companheiros, é um tanto inadequedo e anacrônico ainda se pensar em questionar Direitos para qualquer minoria. O Estado é Laico, Plural e tendente a uma democracia dahliana! A decisão do Estado não se deve prender a qualquer superficialidade de cunho moralista-cristão, nem muito menos ao conservadorismo da família burguesa
Sim
Roberta
Claro que sim. Por que não? A quem incomoda? Por que?
Sim
Fernando Stark
Será um duríssimo golpe na "mafia" das corporações envangélicas brasileiras.
Sim
Pedro Henrique do Amaral
Pela dignidade humana.
Sim
Leonardo Santos Lourenço
Infelizmente, no Congresso a batalha vai ser duríssima.
Sim
PABLO RODRIGO DA SILVA
Somos uma nação multirracial, multiétnica e plural cujo Estado é laico. As considerações específicas em torno do conceito família apregoado por qualquer religião não podem ser tratadas como um modelo referencial único pelo Estado brasileiro, cuja Carta Magna propõe a proteção e o respeito às minorias, que devem ser incluídas no seio da sociedade brasileira harmoniosamente.
Sim
Carolina
Viva o amor!
Sim
Dirce
Sim, a união de homossexuais deve ser legal e reconhecida pelo Estado.
Sim
Pedro Henrique Teixeira Crepaldi
Ainda não entendo por que isso começou a ser reconhecido apenas agora. Estávamos muito atrasados!
Sim
Alis
muito bem STF!
Sim
Antônio Carlos
Todas as pessoas, independente de orientação sexual, são contribuintes ao Erário, portanto, detentora de serem protegidas igualitariamente pelo Estado.
Sim
ilson
Todos nós temos direitos e deveres,e nao é correto discriminalizar alguem e privar dos seus direitos constitucionais por causa de sua sexualidade.
Sim
Cheila
Sim.Até agora os homossexuais só tinham deveres,direitos nenhum...Seja feito justiça!
Sim
Bruno deAzevedo
Sou a favor pq todos noa temos q ter direitos iguais
Sim
Isaac
Com certeza!!!
Sim
gabriela
Definitivamente ninguem perde, todos ganham.
Sim
Maria Maria Ferreira
A união de pessoas de mesmo sexo não atrapalha a vida de ninguém.
Sim
Christian
Sim.
Sim
Maria Eugenia de Almeida
Pelo direito de escolher.
Sim
Victor Leonardo de Araujo
Viva o Estado laico de direito no Brasil!!!
Sim
Marcos
Acho que a pergunta deveria ser ao contrário. Porque não deve ser legal? Porque há diferença entre direitos? Qual o perigo para a humanidade em gays se casarem?
Sim
Otávio Fossa de Almeida
Voto sim pela garantia da igualdade em direitos e deveres civis.
Sim
conceiçao
Direitos iguais para todos
Sim
Rafael Calabria
Obviedade do direito igual para todos!
Sim
Anderson Barbosa
Se, por questões homoafetivas, alguém decidir se unir ao Diabo, juro que não farei objeção. Desde que isso não infira nas questões religiosas e tudo o mais, não há por que se preocupar.
Sim
Juliana
Acredito que duas pessoas, independente do sexo, devem ter o direito de unir-se. É importante que não apenas uma lei seja criada, mas que os preconceitos envolvidos sejam esquecidos e, mesmo que isso não aconteça, que haja o respeito.
Sim
leopoldo
Direitos iguais.
Sim
Tabuh Paz
Os argumentos do advogado da CNBB são caducos... Deixe a CNBB governar os católicos e deixe o STJ cuidar dos brasileiros.
Sim
Alexandre
União civil é um direito do cidadão. Com quem o cidadão deseja se unir não é o Estado, Igreja ou quem for que deve decidir. Cabe unica é exclusivamente ao cidadão.
Sim
Elson Granzoto Jr
Como disse o ministro, cabe ao Estado (legalizador de contratos privados) reconhecer através da esfera pública a união homoafetiva, como forma de proporcionar a esses cidadãos seu pleno gozo de direitos.
Sim
Marcos Monteiro
Todos devem ter direito a manter união civil reconhecida pelo Estado (laico), se assim desejarem.Por outro lado, não é papel do Estado determinar qual comportamento sexual do cidadão é "normal".
Sim
Sérgio Vianna
Sim. Deve ser legal e reconhecida pelo Estado por se tratar de uma regra de convivência de uma comunidade. E a comunidade já reconhece - na prática - o direito ao Livre Arbítrio da pessoa em escolher, como lhe aprouver, aquele que vai dividir consigo a união estável de um relacionamento.
Sim
Maria
A orientação sexual é o que diferencia cidadãos heterossexuais e homossexuais, no mais, todos somos iguais em direitos e deveres.
Sim
Romulo Vieira de Almeida gomes
Homosexuais são pessoas normais e merecem ser tratados como tais.
Sim
Renan Denis de Albuquerque
Ninguém perde nada. Os homossexuais devem ter os mesmos direitos dos heterossexuais.
Sim
Nadja Arruda
Falta-nos reflexões, pensar, precisamos do trabalho de pensar, que a homossexualidade sempre existiu e só precisamos seguir em paz com todos.
Sim
Adriano
Sim. Engraçado é que enquanto os do sim baseiam-se na constituição, no Estado laico, no direito...os do não apenas se baseiam na religião, aliás, na religião deles, já que várias outras instituições religiosas aceitam e acolhem os homossexuais.
Sim
Eduardo Buzzi
Se é reconhecida pela sociedade deve ser reconhecida pelo Estado.
Sim
Keyth
É direito de qualquer pessoa poder viver qualquer expressão social de afeto, dentre elas a união estável.
Sim
Beto
O Brasil é uma república laica democrática de Direito. Assim sendo, não reconhecer a união homoafetiva seria um grave retrocesso no campo dos direitos civis, além de dar cores teocráticas ou confessionais ao Estado. Também aprofundaria o fosso existente nesta matéria entre o Brasil e os países mais avançados do mundo. A Dinamarca, por exemplo, assegura a união civil desde 1989! México, Argentina, Espanha, etc, foram além e já instituíram o casamento homoafetivo. E mesmo nos EEUU, berço do evangelismo fundamentalista raivoso, cinco ou seis estados já reconhecem a união civil.
Sim
Marcos
O Estado Laico deve dar direitos iguais a todos. A união deve ser reconhecida pois isso traz várias implicações jurídicas. Não precisa ter a denominação de "casamento". Quanto às igrejas, continuarão com a liberdade de rejeitar dentro do seu âmbito de atuação.
Sim
André Leclerc
Claro que sim! O amor que cimenta um casal homossexual não é diferente do amor num casal "straight" e comanda o mesmo respeito. Há algo profundamente mesquinho em negar para os homossexuais os direitos concedidos aos outros casais.
Sim
Jonathan Silva
Com certeza.
Sim
Carlos Fayet
Parece coisa da Idade Media os comentarios do pessoal que se diz contra a uniao.
Sim
Claudia_anita
Calem a boca Bispos da CNBB!
Sim
Luciano
O Estado Brasileiro tem que avançar ainda mais na democracia!
Sim
Rodrigo
Pela liberdade!
Sim
clara
não há argumentos realmente válidos para ser contra que todos tenham os mesmos direitos
Sim
tiago
Voto SIM por 2 razões:1- Pelo artigo quinto, todos são iguais à lei sem exceção.2- Não vi nem um mísero argumento decente, honesto ou inteligente contra a união homossexual.
Sim
Gisela Alexandre
Sim!
Sim
Marco Morales Vaz
Sim, a favor de que todos tenham direito e definir suas relações afetivas e que sejam respaldados pelo estado de direito
Sim
Hindenburgo Francisco Pires
O Estado deve promover e reconhecer a união familiar de todos os indivíduos na sociedade.
Sim
Ronaldo
Sou pessoalmente contra,não aconselho a ninguém,mas o Estado não pode violar a intimidade do cidadão.Sou a favor de direitos como a partilha de bens, pensão, plano de saúde etc.Por quê? Por analogia,se um heterossexual tem um filho fora do casamento, o filho goza de vários benfícios e não tem nenhuma questão moral que lhe tire esse direito. Aliás nenhuma Igreja contesta isso.Aliás, toda vez que uma Lei religiosa tentou impor algo ao povo essa Lei fracassou. A própria Bíblia deixa claro isso no Novo Testamento.Estado é Estado, Fé é Fé.Apesar de ter votado no "sim", acho união entre gays não deve ser vista como uma família.Partindo desse princípio,é que sou contra a adoção de crianças por homossexuais.
Sim
Flávio Rocha
Vamos aos plesbicitos e referendos.
Sim
Brown
sim
Sim
benedito
Sim todos tem direito de dispor de bens e contratos independente de sua orientação sexual.
Sim
Jose Gilberto de Souza
A busca e de que todos tenham o mesmo direito.
Sim
Julio Nicastro Filho
Todos tem que ser iguais diante da lei, independente de cor, religião, ou preferencia sexual. Aos desiguais, garantia de igualdade!
Sim
Roberto Lima
Sim pois é uma escolha e como disse o ministro Ayres Britto os heteroafetivo não perdem nada.. portanto...
Sim
Antonio Almeida
Demorô!
Sim
Marcos José Abreu
.
Sim
Diego
Sou a favor! Chega de hipocrisia! Relações amorosas, independente da orientação sexual, tem os mesmos deveres e direitos. Igualdade.Parabéns Brasil.
Sim
Ruy
O Brasil tá mudando e com mudança a volta do respeito a liberdade DEMOCRACIA!
Sim
Gil
sim. das decisões alheias sobre o que fazer ou deixar de fazer o que me afeta são as decisões de pretensos "homens" públicos que em 20 anos construíram 20km de metrô, refundaram, ampliada, a Cracolândia e fazem SP descer a ladeira sempre.
Sim
Bruno Rosa
O Brasil tem que se adequar com a civilização ocidental !
Sim
Silvano
que todos sejam felizes.
Sim
Diogo
Demorou, mas chegou. Um Estado laico precisa garantir direitos iguais.
Sim
Luiz Rossi
O Estado é laico, logo, a religião não deve interferir nisso, se não aceita a união homossexual, não faça o casamento em sua Igreja.
Sim
Regis
Até que enfim!!!
Sim
Thássya
Direitos iguais para TODOS.
Sim
Helena de Brito
Voto sim pela legalisação da união dos homosexuais. A união deve ser legal e reconhecida pelo estado.
Sim
ueliton peixoto
sim. vamos acabar com a hipocrisia. todos tem o direito de serem felizes à sua maneira.
Sim
Arthur
Claro, como os mesmo direitos de qualquer casal heterossexual, inclusive adoção.
Sim
Luiz Otávio Tropia Barreto
Não reconhecer esse direito é assumir uma mentalidade medieval.
Sim
Clairton Schardong
Não me atrapalha em nada. Minha vida não muda em nada. Voto sim.
Sim
Dayanne Cristina Paetzold
E viva o direito a todos os direitos
Sim
Marcus Vinicius do Carmo
Sim, porque é o que a maioria da sociedade brasileira anseia. Mais igualdade. É o reconhecimento legal de que pode-se conviver com as diferenças, sejam elas quais forem.
Sim
Norberto Bonini
Somos TODOS iguais perante a Lei. Um país que se pretende civilizado não pode ter cidadãos de segunda classe. Simples assim!
Sim
William
O sentimento nao escolhe sexo e o Estado nao pode se furtar de reconhecer a igualdade nos direitos e deveres do cidadão independente de sexo, religiao, etnia, opção sexual, etc.
Sim
Paulo Henrique Campos Silva
Na vida privada de cada um, deve mandar ele próprio.
Sim
Leonardo Ibiapina Paz
A união entre pessoas do mesmo sexo é uma entidade familiar
Sim
silas
Sim! Estamos numa democracia, isso implica em governo para todos, não só para maioria.A minoria também merece seus direitos reconhecidos.
Sim
Gabriela
O sexo não deve servir como um fator discriminatório.
Sim
Adinaldo
Nos tempos atuais, é inadmissível ainda olhar com vistas grossas a respeito. Toda união, tem que ter o reconhecimento e amparo pela sociedade. Afinal, estamos no século 21, muita informação, muito conhecimento e não podemos ser sectários a respeito.
Sim
Ariosto Cunha
Somos todos iguais! Heteroafetivos e homoafetivos! O resto é conversa preconceituosa ou medo de sair do armário!
Sim
Isabela
Sim!
Sim
Mauricio Bellinenlo
O Estado não deve tutelar as opções do cidadão de como sua família será constituída. Essa opção deve ser unica e exclusivamente tomada pelo cidadão.
Sim
Gustavo S.
Sim, a união deve ser reconhecida pelo Estado.
Sim
Gabriel Levindo
Tantas coisas que realmente impactam na minha vida pra discutir, acho que não tenho o direito de ser contra algo que eu não tenha interesse algum e impacta somente a vida dos homossexuais.
Sim
gabriel diniz
sou a favor
Sim
lauro
voto sim, direitos iguais a todos.
Sim
Eduardo M.
SIM, por que SIM!!!
Sim
waldir salvi
A constituição brasileira não faz diferença entre seus cidadãos. Vamos praticar a constituição.
Sim
sergio mario
E precisa comentar algo?
Sim
Roberto SP
A qualquer pessoa que vote não eu sugiro que leia o voto do relator, ou do Min Marco Aurélio, ou o do Celso de Mello. Está tudo lá. Decisão histórica e magnífica da Corte Suprema.
Sim
Alberto
A Cesar o que é de Cesar
Sim
alex
Para a constituição e a justiça, todos são iguais.Não podemos diferenciar homens e mulheres, um casal é um par.O par possui direitos e responsabilidades, pagam impostos, formam uma familia.Se são homem e mulher, ou homens, ou mulheres, não importa para o Estado.Quanto à Deus, se viverem de acordo com os mandamentos, tenho certeza que estarão por Ele abençoados...PHA, por curiosidade, se Jesus fosse filho de José e Maria, oriundo de sua relação carnal, suas palavras e ensinamentos teriam menos valor?(não me eximo da resposta, para mim não, aliás acho que a lenda seria mais "crível"...)
Sim
ivan
Todas as pessoas são iguais, pagam impostos iguais,tem que ter direitos iguais assim como obigações.
Sim
jefferson
Sim
Sim
IVAN MONTE
SIM
Sim
michelle bertholde
SIM. Já está mais do que na hora!
Sim
Mariana Andrade
Sim!!!
Sim
Ricardo Athias
Meu voto é sim.
Sim
José Messias Eiterer Souza
As uniões, quaisquer que sejam, entre pessoas que compartilham bens, interesses, direitos e deveres deve ser reconhecida pelo estado, independentemente de eventuais envolvimentos sexuais que isso acarrete. Não são as características sexuais dos envolvidos que interessam à sociedade, e sim os fins aos quais essas uniões visam servir. Para o bem ou para o mal interessa à sociedade reconhecer e, por isso, responsabilizar as pessoas envolvidas em tudo aquilo que se refere às suas uniões estáveis.
Sim
Solange Guedes
O Brasil é um Estado laico! Não pode se deixar levar por crenças religiosas nem por preconceitos mesquinhos.
Sim
Daniel
A favor, sem muito a dizer além disso.
Sim
Luiz c M Nascimento
Se todos pagam impostos, todos tem o mesmo direito .
Sim
Rosivânia Roque
Se nossa constituição diz que somos todos iguais perante a lei. Não há razão para não dar aos casais homossexuais os mesmo direitos dos eteros.
Sim
Paloma
Direitos iguais para todos! Deveres sim e direitos não né? Hipocrisia. Sou a favor da liberdade e igualdade.
Sim
Renato Souza
Já estava mais do que na hora de perceberem que todos merecerem os mesmos direitos. Bela atuação do judiciário que garantiu o que já estava na constituição, direitos sem discriminação de qualquer natureza. :)
Sim
Vicente
O brasil deu um enorme passo ao garantir direitos da união estável aos homossexuais.
Sim
NORCY
Se todos são iguais perante a lei, porque a exclusão dos homossexuais?!
Sim
Tomaz
A luta continua companheiro
Sim
re
Já estava na hora.
Sim
Sergio Antiqueira
Estado laico deve reconhecer como iguais todos os cidadãos.
Sim
TchuckyJuck
Legal, reconhecida pelo Estado e RESPEITADA pelos cidadãos.
Sim
Sandro Moraes
chega de discriminação
Sim
antonio carlos righez
A igreja tem o direito de proibir o casamento religioso entre homosexuais, não a união civil regulamentada pelo estado.
Sim
Rosana Silva
:)
Sim
Angelita Pereira de Lima
Voto sim pelo reconhecimento legal dos homossexuais para que tenham seus direitos civis garantidos e acabe com a hipocrisia dos que os discriminam e ainda querem herdar seus bens.
Sim
Sergio Ruiz
Está certo ministro, nessa ninguém prede.
Sim
alcir meireles
já deveria ter sido votado
Sim
Ubirajara Veneziane
Enquanto isso, há quem vocifere que tais decisões cabem ao Congresso! Deixe que digam, que pensem, que falem... dali sai muito blá blá blá indignado, só não sai mesmo é o serviço para a sociedade! No que dependesse daquela casa (e da multidão de interesses divergentes que existe ali) essa decisão seria protelada e engavetada sem nunca vir à luz de um julgamento, que dirá da aprovação! Agora eles terão que engolir... e a sociedade, fazer cumprir! #maisrespeitoeigualdadejá!
Sim
Fabio Ferraz
Voto sim pq todos são iguais diante da lei. Basta de hipocrisia. Esta decisão só vem estabelecer a verdade entre gays. Eles não precisam mais mentir e ter que dar "satisfações" pra mais ninguem que não eles mesmos. Não precisam mais casar e ter filhos pra agradar pais e familias preconceituosas. Acho que todos devemos orientar e estar ao lado de nossos filhos, caso sejam homossexuais!!
Sim
Lucas
Na sua campanha, a CNBB comete uma falácia ao insinuar que a união de homossexuais é casamento,que casamento é um rito religioso. Não é. Há casamento civil e casamento religioso, este com ritos conforme cada confissão religiosa. E a decisão do STF não autoriza casamentos de pessoas do mesmo sexo.Para que isso aconteceça é preciso ua lei a ser votada no congresso. Em síntese, com a decisão do Spremo, ganhou a sociedade e perderam os fundamentalistas, religiosos ou não. As igrejas e o PIG não governam mais as consciências, mentes e vidas. Que venham outros avanços legais e sociais.
Sim
ribamar do chocolate
tem todo e total direito, os homosexuais são tão humanos como os eteros.direito para todos. sejam felizes...
Sim
Tobias netto
Se temos os mesmos deveres, temos de ter os mesmos direitos!
Sim
Luiz de Oliveira
Direitos iguais. Simples assim.
Sim
Mateus
óbvio que sim
Sim
Antônio
ok
Sim
RAkel Galdino
Sou a favor. Está na hora de meus amigos homossexuais terem o respeito e dignidade legitimados.
Sim
José de Arimateia Morais
Sou a favor, porque como foi dito ninguém perde nada com isso e acho que os homossexuais tem todo o direito de viver uma vida plena fazendo o que eles quiserem.
Sim
Paulo
Ok, os declaro marido e mulher, marido e marido, mulher e mulher.
Sim
Amilcar
SIM
Sim
Fábio Lopes
Um pouco de progresso no país do retrocesso...
Sim
Yarus
Sim.
Sim
Djalma M. Oliveira
Viveu maritalmente, devem ser amparados pela lei. Seja quem for.
Sim
Patrícia
sim
Sim
rosana
sim e sim.
Sim
Fernanda
Assim como fizeram ano passado com a possível legalização do aborto, querem usar a mesma tática no que diz respeito a união homoafetiva, que é envolver religião em temas que remetem a cidadania e direitos básicos do ser humano. Apesar de sermos um país jovem (511 anos), infelizmente o que impera são os falsos moralistas e conservadores fundamentalistas. Muito embora, gradativamente caminhamos rumo ao progresso.
Sim
Washington
O Estado, laico que é, deve manter os direitos civis em detrimento de bisbilhotices de ordem sacro-santa. Como se fosse um grande templo religioso. O fato de se manter os direitos dos homossexuais não fazem de quem concorda ser um, parece essa a lógica dos contrários. Ademais, os fiéis deviam se preocupar mais com os desvios éticos de bandidagem, roubo de dinheiro público, que são tão, ou mais, graves que a sexualidade alheia.
Sim
josé carlos barbosa de madureira
quebramos o cerra
Sim
Carlos
TODOS são iguais perante a lei!
Sim
Diogo Costa
Sim, e devem ter os mesmos direitos previstos para os casais heterossexuais.
Sim
Fernanda
Sim. Claro!
Sim
fabio queiroz
Tenho meus preconceitos mas não sou contra, o que acho relevante são os homoafetivos terem uma ética digna, e respeito aos heterosafetivos, pois da mesma forma que eles são perseguidos, quando estão em maioria em algum lugar sem generalizar é claro, tomam uma postura ostensiva.
Sim
Altemar do Acre
O ex vice presidente Jose Alencar dizia que só tinha medo da covardia, o que era muito encorajador. Eu, pobre mortal, me permito inferir que a hipocrisia é pior.
Sim
Carlos
Claro que deve ser reconhecido. Não tenho dúvida nenhuma sobre o assunto. É um direito de todos
Sim
Luís Barbosa
sim.
Sim
Marcus Duarte
É um absurdo tratar com distinção qualquer forma de relacionamento humano baseado em questões sexuais. Quer seja um preconceito homoafetivo quer seja preconceito com as mulheres.
Sim
Janice
voto sem preconceitos
Sim
fernando
Não interessa ao estado com quem o cidadão vai pra cama.
Sim
Rodrigo Vieira
Não existe nenhum argumento racional que possa sustentar o impedimento a união de homossexuais. Já está passando da hora.
Sim
Maria José O Lopes
Sim!Vivemos em 2011 e chega de tanta hipocrisia...vivam e deixem viver,cada qual com sua consciência e o Estado reconhecendo a união de homossexuais dará mais dignidade a esses cidadãos tirando-os da marginalidade.
Sim
nadja
YES!!!
Sim
Arthur
Direito iguais para todos civis.
Sim
CosmeBR
Democracia= direitos e deveres iguais a TODOS!
Sim
JMSM
SIM
Sim
José Cássio G Donnini
SIM. Vamos aprendendo a respeitar o direito à opção dos semelhantes.
Sim
Lucas
Apesar do Padim Pade Cerra, o Brasil conseguiu dar um importante passo de civilização, com o Estado reconhecendo união civil homossexual.
Sim
Vitor
Sim, cada um deve ser livre para realizar seus desejos.
Sim
Edilasir Afonseca
SIM, sim, sim
Sim
Daniel Braga
Sim. Hora de seguirmos em frente não apenas no setor de igualdades, mas de educação, saúde...
Sim
Marcos Manoel José de Souza
sou a favor
Sim
Drauzio Milagres
Mas sem a menor dúvida.
Sim
monica medeiros
Agora, já passa da hora, ta lindo lá fora, larga minha mão.... Solta as unhas do meu coração que ele anda apressado.....
Sim
Thiago Augusto
Pois é um direito que tem que ser aceito, temos que modernizar nossas leis...
Sim
heraldo
Sou hetero e não me oponho. Meu voto é sim.
Sim
rosa prouvot
o placar foi meu presente do dia das mães, me sinto um pouco mais segura e feliz, agora vamos a PL122, Senhores Deputados são muitas familias de olho no seu voto!
Sim
sergio
Todos os direitos iguais. A luta continua
Sim
Anna
Um grande avanço. Toma Padim Pade Cerra
Sim
Marco Tome
nada mais justo.
Sim
Marcos Anttonio
Só um lembrete pra Igreja: O Estado é laico!!!
Sim
meire ferrari moreno
sou a favor.todos tem direito a serem felizes.chega de hipocrisia.
Sim
Ramoom Martinez
Sim, todos nós brasileiros merecemos respeito e condições de igualdade perante às leis de nosso Estado laico.
Sim
Nivaldo Freitas
O Estado não deve interferir nas escolhas individuais, e a opção sexual é individual e representa apenas uma das várias característica do cidadão que o Estado deve acolher e proteger.
Sim
Gilson Melo
O direito é de todos.
Sim
tori
Um pequeno passo, mas de importância extraordinária!
Sim
Issis
Sim. São cidadãos, pagam impostos, cumprem seus deveres constitucionais. Claro que sim!!!
Sim
reinaldo
Todos tem o direito de escolher com quem quer viver. O estado não tem nada a ver com isso !
Sim
Marco
Sim
Sim
Arthur
ninguém tem nada a ver com isso.
Sim
eliton
Alguém ainda vota não, nesses arredores? Lamentável.
Sim
Luiz Guilherme Boneto
A união civil de homossexuais não só deve ser aprovada, como já deveria estar em vigência há tempos. Todos os cidadãos brasileiros pagam impostos abusivos para manter este país e têm o direito absoluto de ser feliz da maneira como melhor lhe convir. Para que impedir alguém de constituir família?
Sim
Juliano Souto
Ei, CNBB, vá procurar a sua própria PL122 pra se coçar. Não é normal? E pedofilia, CNBB, por acaso é normal? E os heterossexuais radicais, o que tem a ver com esta questão? A lei vai obrigá-los a casar com algum homossexual? A lei obriga-os a se tornar gays? A lei vai obrigá-los a fazer carinho em algum gay em público? Leiam os argumentos de quem é contra. Parecem crianças fazendo beicinho ao serem contrariadas.Se fossemos realmente avançados em questões de leis o Estado nem precisaria intervir nestes casos. Mas, como não somos, sou a favor de toda e qualquer política de INCLUSÃO que possa haver. Regime de cotas para negros? Sim. União de homossexuais? Sim. Inclusão? SIM!STF, decisões como esta, tomada desta forma, tem efeito gigantesco na cabeça das pessoas. É como ver um negro na corte, ou uma mulher na presidência. Membros da SUPREMA CORTE, agora começamos a sentir orgulho de vocês. Parabéns pela decisão, fiquei emocionado com algumas das argumentações.
Sim
TheoVitor
Reconhecimento da união homoafetiva é direito que dever ser assegurada pelo estado; mas casamento, adoção, e ser tido como familia, sou contra.Não troquem alho por bulhagalhos.
Sim
Renato Ignacio Sarmento
Eh preciso que o governo recolha impostos também quando da união de grupos homossexuais que já são uma realidade há muito tempo. A "velha e boa moral" não impera mais.
Sim
Tomas
Sim sempre!
Sim
Silvia Schiedeck
Acredito que a religião deva intervir nestes (e muitos outros) assuntos. O Estado deve se reconhecer e assumir Laico - oposição a eclesiástico.
Sim
Renato Batisteli Pinto
é isso!
Sim
Wilson Carvalho Alves (Wilsoleaks Alves)
Não se pode tergiversar sobre os direitos humanos.
Sim
Newton
Precisa?
Sim
Samuel
Vivemos em um Estado Laico de Direito.E conceitos religiosos não se misturam a direitos cívis.É obrigação do Estado ofereces direitos iguais.
Sim
Carlos
Como o Próprio PHA comentou, ninguém tem nada a perder com a legalidade da união dos homossexuais.
Sim
René Amaral
Nem precisa comentar, não sou sócio atleta (como diz o Requião) mas torço para o time!
Sim
Rita
O reconhecimento da união dos homossexuais é também a afirmação do caráter laico do Estado!
Sim
Ricardo Pereira
Só teremos democracia real quando o Estado brasileiro realmente for laico e tratar todos igualmente.
Sim
Caio Higa
Sou totalmente favorável!
Sim
José Alex
Com ressalvas....Sou a favor do reconhecimento da união-estável homoafetivas. No entanto, não vislumbro a extensão do direito ao casamento civil.
Sim
Diva Konno
Sim, deve ser reconhecida.
Sim
Valdir
A união homoafetiva deveria ser uma prerrogativa pautada pelo máxima do amar ao próximo como à nós mesmos sustentado pelo Cristianismo e ou, pela Biologia do Conhecimento de Humberto Maturana e a Filosofia de Emmanuel Lévinas que aponta a realização do eu no outro e isso é que constitui o humano que somos.
Sim
Mário
Porque cada um tem direito de decidir sobre todos os aspetos de sua vida.
Sim
paulo
voto sim
Sim
Marcelo Burmann
Afinal, isso é ou não uma democracia?
Sim
Gutemberg Geraldes
É um processo natural e evolutivo a aceitação do reconhecimentos dos direitos de todos os cidadãos. O homossexual não se sente contemplado pela constituição, por isso, acredito que deva SIM ser reconhecida pelo estado.
Sim
Valdir
A conduta homoafeitiva deve ser respeitada, assim como qualquer credo. É pena que levamos essa prerrogativa ao STF para diante deste assegurar o que deveria ser uma regra, que é o amor ao próximo.
Sim
Léo Bueno
Dois homens vivem juntos por mais de 20 anos. Um dia, um deles morre, deixando um apê de dois quartos e um fusquinha 82. E nem a isso o seu companheiro, a pessoa com quem ele escolheu conviver, tem direito a nada. Tudo por causa do preconceito dominante. Essa questão nem devia mais estar sendo debatida.
Sim
Rafael Romão
Em um Estado laico as opiniões religiosas devem ser descartadas automaticamente. Logo, não se há empecílios para a união homossexual ser legal
Sim
marcelo
Por que nao?
Sim
Givaldo
Não me parece justo que um cidadão que paga impostos como qualquer outro cidadão, e na mesma proporção, seja privado de ter direitos só porque não se casa com uma pessoa do sexo oposto. Se é pra negar o direito então devemos reduzir os deveres!
Sim
Paulo Bretas Vialrinho Junior
Se todos são iguais perante a Lei...
Sim
Leonardo
A homossexualidade foi encontrada em mais de 450 espécies. A homofobia só em uma. Qual é a antinatural?
Sim
José B.
O Estado deve permanecer laico e a CNBB e sua turma de saiote que cuidem dos seus fiéis e parem de querer gerenciar o país.
Sim
kleberlauer
precisamos entender que somos diferentes e isso não nos faz melhor ou pior, apenas diferentes.
Sim
Mário
Por uma sociedade justa e igualitária em todos os assuntos!
Sim
Igor
As diferenças entre gêneros são puramente biológicas, qualquer outra diferença conceitual é tão somente segregatória e embuste de uma sociedade machista falocrática dominante.
Sim
Lejeune Mirhan
Cada cidadão ou cidadã deve decidir sobre sua vida individual, coisa que o Estado não tem nada a ver com ela
Sim
denilson
Claro. Não deve existir cidadãos de segunda classe em um estado laico. Não é a visão de uma religião ( ou mais de uma ) que irá impedir um cidadão de ter seus direitos!
Sim
Katia
Todos somos iguais. Errado é matar, roubar, mentir, etc. E se Bolsonaro diz não, eu digo sim...
Sim
LUCIANA
viva!
Sim
Celia Aly
Certamente!
Sim
Tales Esmeraldo
Homossexuais merecem os mesmo direitos dos heterosexuais, do contrário é discriminação e fere a Constituição.
Sim
Roberto
Estamos no século XXI e ninguém mais aguenta a hipocrisia da igreja do padim cerra.
Sim
Luiz Antonio Franke Settineri
Direitos iguais para todos, independente de opção sexual, gênero, cor, ideologia...
Sim
Vinicius
Claro que deve, igualdade e liberdade sempre.
Sim
Danielle
Lógico que sim! Um país de todos!
Sim
Marco Aurelio
Voto sim para que os direitos sejam assegurados para os que escolherem viver assim.
Sim
Murilo
Desde que não me paquere...
Sim
Thadeu
Sim, direitos iguais a todos!
Sim
Pedro
Devemos respeitor o sujeito no exercício da sua sexualidade. Se para ele, é unir-se a uma pessoa do mesmo sexo, que objeção a vida dos demais isso poderia representar. Viva a democracia sexual e racial nos trópicos.
Sim
Sandra Lúcia
O único porém ao fato do Supremo ter votado pela legalidade da união estável está exatamente no fato de o Supremo ter de votar isso, quando seria razoável que o Congresso Nacional, às vezes tão cioso de suas competências, como no caso do valor do Salário Mínimo, já tivesse aprovado uma lei nesse sentido, além, é claro, da lei que torna crime a homofobia.
Sim
Alex
Essa decisão reflete o amadurecimento institucional do país.
Sim
Ricardo
Meu irmão é gay, é casado a 5 anos. Minha tia é lesbica, casada, tem uma filha adotada. Os dois vivem muito bem. Só meu irmão, que não pode dar um beijo no namorado quando vai a praia, porque tem os pitbulss.
Sim
Alsan Matos
Não vejo porque não ser reconhecido juridicamente. Quanto às questões morais, aí vai de cada um. Mas direito é direito, é inalienável e os homossexuais têm os seus também, como não?
Sim
Marcellus
Isso não é uma questão religiosa mas de direito civil. Toda e qualquer negativa é colocada como conotação religiosa dogmática. Quando se pretende dar ares de uma lógica constitucional mal disfarçam o argumento falacioso na tentativa de acobertar o preconceito. Melhor assumi-lo de vez.
Sim
Roberto LOpes
Sim, opção sexual é escolha de cada um.
Sim
Alessandra
Sim. A escolha é altamente pessoal e temos que atuar para matar de vez comportamentos e leis que favoreçam o preconceito.
Sim
Raymundo Jr
Não podemos confundir homossexualismo com promiscuidade, isso tem de sobra entre heteros. Quando vejo comentarios que seria incocebivel ver dois gays se beijando em publico, eu imagino o tipo de beijo, muitos heteros se beijam em publico de forma indecente, que tem mais conotaçao sexual que afetiva. Acho que finalmente vamos dar dignidade a quem é de direito. Parabéns. Ah! e quanto ao clero, deveriam cuidar da alma, mas de verdade e não de falsa moral.
Sim
Antonio Marinho
SIM
Sim
Luis
...
Sim
Fernando Lira
Já existe de fato, é algo corriqueiro, precisa ser regulamentada e reconhecida.
Sim
Junia Rocha
Todos somos iguais perante a lei!
Sim
Jefferson Assunção
Totalmente a favor. Temos que nos igualar aos países que já evoluíram há anos no que diz respeito a essa questão.
Sim
José Carlos
É um princípio básico de respeito ao cidadão que contribui com seus deveres para com o Estado.
Sim
Victor
E viva a liberdade!
Sim
Rildo Ferreira
Já era tempo de se reconhecer aquilo que já existe na prática. Que bom! Estamos evoluindo.
Sim
Raphael Cruz Dutra
Muito boa a estreia!
Sim
Matheus
Os que são contra a união homoafetiva têm que procurar o que fazer além de se meter na vida dos outros. Em que dois homossexuais casados reconhecidos pelo Estado vão influenciar na vida de outras pessoas? Esse é um direito individual que nem deveria estar sendo discutido, pois deveria ser considerado como líquido e certo. O Brasi lprecisa sair da idade média.
Sim
Rosemary Segurado
Sim e´imediatamente para darmos mais um passo para acabar com a homofobia.
Sim
Marciano Macedo
reconheço ser direito dos homoxessuais poderem concretizarem a união estável afinal sempre escuto falar e leio acerca da igualdade entre todos.
Sim
Marco Antonio Ramos
O reconhecimento dos Direitos de Todos os Cidadãos, é que fará desta, uma grande nação.
Sim
Aliomar B Almeida
Vamos tirar o Brasil do atraso. Nâo ao preconceito.
Sim
Ronaldo Costa
Todos são iguais perante a lei
Sim
João Pedro Renostro Delai
Direitos iguais a todos.
Sim
Lucas Rafael Chianello
Tchau, CNBB.
Sim
Márcia
Claro q deve. Na constituição prega-se q os direitos são iguais. Todos os casais homossexuais, devem ter seus direitos protejidos por lei. Q bom seria se a justiça funcionasse sempre deste jeito.
Sim
Ygor
Além de estarmos num Estado laico, estamos falando simplesmente de união civil entre cidadãos que possuem todos os seus direitos reconhecidos na Carta Magna. Logo, não há o que discutir com religiosos: a união estável é um instituto jurídico disposto pelo Estado, e não uma instituição religiosa. E que os fundamentalistas, em vez de perder seu tempo discutindo tanto sobre esses temas, vão ver se começam a estudar os textos religiosos de verdade em vez de enunciar interpretações literais e rasas como se fossem peças de grande sabedoria!
Sim
Pedro
Sou a favor
Sim
edison ley
o estado deve suportar e não combater a sociedade
Sim
Manoela
E viva a um Estado mais justo!! Igualdade de direitos é o fundamento de um Estado Democrático!!
Sim
patricio
A igreja devia cuidar das almas que querem ser cuidadas. O estado é um mero instrumento de poder que deveria obedecer ao povo. Se puderem determinar quem pode ou não manter união estável, está aberta a porta para que o estado e a igreja possam exigir do cidadão certidões de qualquer coisa (etnia, credo, nacionalidade, ideologia...).As igrejas e o estado não podem meter o bico na escolha individual de cada um, já que objetivamente essa escolha não causa nenhum mal aos demais cidadãos. Voto SIM.
Sim
Aurelio Medina Dubois
Leiam todos o texto de Jurandir Freire Costa, "Terror e Miséria do Sexo-Rei.
Sim
Ana Luiza
O Brasil está vencendo a luta desumana contra o preconceito. O Estado existe para auxiliar os indivíduos na realização dos do respectivos projetos de vida, não impedir.
Sim
Henrique Reis
O artigo 5º da constituição é clausula pétrea e se sobrepõe a todas as disposições em contrário inclusive as que estão inscritas na própria constituição. Ele se inicia com: "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade,..."A ídeia de termos cidadãos com plenos direitos e outros sem alguns deles é uma aberração inconstitucional e imoral. Logo voto SIM!
Sim
Waldemir Direito
A favor dos direitos de todos.
Sim
janaina
simm a uniao
Sim
Evaristo Almeida da Silva
Votei pelo SIM, uma vez que o Estado é laico, mas ressalto que nossos irmãos que exercem o livre arbítrio em suas vidas devem ficar atentos ao que diz o Livro Sagrado (a Bíblia) e a nós, demais cristãos que não aceitam (por ordem Dele), mas respeitam, a união homoafetiva cabe o dever de exercer a compaixão e não discriminar nosso irmão próximo que opta por viver dessa forma, mas sempre sendo irretocáveis e irretratáveis no que a doutrina nos ensina.Evaristo
Sim
joão alberto preto
O Brasil deve sair do século 19.
Sim
Renato
É uma questão de justiça.
Sim
Victor
Todos devem ter direito a ter direitos. O Brasil é um Estado Laico pautado pela democracia e pela igualdade. Isso deve ser concretizado, não podemos aceitar que fique no papel.
Sim
Luis Fernando de Vasconcellos
Qualquer forma de preconceito deve ser combatida. Só teremos uma sociedade mais justa quando aceitarmos o fato de que as pessoas são diferentes umas das outras e todas têm o direito de viver bem, desde que não firam o direito do outro.
Sim
paulomaffi
Apoio incondicionalmente essa questão! Porque não ter seu pleno direito a dignidade da pessoa humana? Todos temos que cumprir com nossos deveres; então logo presume-se que TODOS sem exceção goze plenamente dos seus direitos garantidos!
Sim
ConanDaCiméria
Noix!!
Sim
Michel Nunes
Um estado laico, governado por uma mulher, não pode ficar a mercê do mediavalismo catolico, que, supostamente em nome da vida, atropela qualquer tipo de direito humano. não respeita o ser na sua diversidade.
Sim
Lucia F.
Por um Brasil livre de preconceitos!
Sim
edson simionato
sim o grande poderoso dos fundamentalistas religiosos de livre arbtrio
Sim
FelipeB
As pessoas têm o direito de se unirem, viverem juntas e também de se separarem independente do que as outras pensem. E o Estado têm que reconhecer legalmente essa união!!
Sim
João Mac-Cormick
.
Sim
Reinaldo
O Estado não tem o DIREITO de decidir quem se une a quem, ou como isso se dê.Normalmente os casais homossexuais constróem vida e patrimônio juntos, com esforço.Ao fim da vida de um, vem um filho de uma (não vou dizer) brigar pela herança de uma pessoa que ele rejeitou a vida toda.A verdade é essa. Conheci um casal destes. Meses atrás um dos parceiros morreu. Uma semana depois a família forçou ação de despejo contra o parceiro que não tinha a posse da casa onde eles viveram por 20 anos.
Sim
J Ferreira
Estamos no século 21 e a sociedade é quem tem que decidir como devem viver. Temos que acabar com esta forma de ditar as Leis de cima para baixo. As leis devem ser feitas para valorizar a cidadania e não para travar o seu desenvolvimento.
Sim
Leandro
A constituição foi escrita num momento onde a discussão sobre o homosexualismo não era tão forte quanto é hoje. Então é preciso analisar a situação sob um ótica mais ampla e não se prender tanto aos termos utilizados na constituição
Sim
Israel Martins
Abaixo TODA a forma de preconceito e racismo. A lei foi feita para TODOS e o principal de tudo: jesus Cristo mesmo disse que a salvação humana viria para TODOS que acreditassem nele.Abraços PHA e parabéns pelo corajoso Blog que fala a verdade que o Pig não publica.
Sim
Sergio Braga Vilas Boas
Faço minhas as palavras do ministro Ayres Brito.
Sim
Rejane
Legalização da união de homossexuais: mais um passo rumo ao distante mundo civilizado... Quem sabe um dia alcançaremos a legalização da prostituição, do aborto... e, quiçá, deixemos de ser um país de ignorância, preconceitos e superstições, trocando a dócil submissão a tantos dogmas míticos-religiosos pelo simples uso da razão. É um longo caminho...
Sim
Ivan Pregnolato
e inconcebivel q em pleno seculo XXI ainda tenhamos q lutar por esse direito.
Sim
Carlos Goulart
Sim. Apenas uma questão básica de cidadania. Somos todos iguais perante a lei. É o que diz a nossa Constituição.
Sim
Perrucho
Não há lógica em manter fora da lei algo que já está em prática, há muito tempo. Só a hipocrisia justifica os argumentos contrários.
Sim
Sel Gallucci
Claro! Já passou da hora dos homossexuais terem os mesmos direitos dos heteros!
Sim
Cabral
A favor da igualdade!
Sim
Anselmo Pereira de Lima
Garantir a união de homossexuais perante a lei será uma prova de que nossa sociedade está avançando. Não podemos oprimir baseado apenas em preconceito religioso ou tradição. Afinal, como diria Albert Einstein: "A tradição é a personalidade dos imbecis".
Sim
Syleide
Os direitos dos cidadãos não podem ser ditados por nenhuma religião num estado laico!A Justiça tem que acompanhar a evolução da sociedade.
Sim
Cristina Chaves
Sim
Sim
Panambi
SIM!
Sim
Sérgio D.
Isso seria um excelente e exemplar passo do Brasil em defesa dos direitos humanos.
Sim
Miguel Gouveia
e precisa?
Sim
Jakson
Qualquer união que tenha por base o amor, contituindo uma familia.
Sim
jose antonio palomares
Temos que reforçar sempre o estado laico
Sim
Eduardo Godoi
O Ministro Ayres Brito soube expressar de maneira cristalina o que espero, um dia, ouvir como senso comum em nossa sociedade.
Sim
David
Estamos no século XXI. O Brasil também saiu da periferia do mundo. Para continuarmos avançando e reforçando os ideais democráticos.
Sim
Sergio
Abaixo o preconceito... A CF é quem rege um estado laico, e não a livros e conceitos religiosos.
Sim
Carla
Sim. Deve ser reconhecido !!
Sim
Renato de Carvalho
A união de homossexuais deve ser vista como algo normal e portanto deve ser legalizada o quanto antes! Pessoas que querem viver ou que vivem juntas durante muito tempo devem ter direitos legais de união. Lembremos de que no império romano era uma prática normal. E lembremos também que Hitler condenava homossexuais à morte. Bom, na Argentina já pode...Renato
Sim
Michele
Sim! Claro que sim!
Sim
Lúcio
Absurdo estarmos a discutir essa questão, o país é laico e os direitos e deveres se aplicam a todos os cidadãos.
Sim
Jean
Definitivamente, o brazil (do Cerra e do "intelequitual" FHC) e' um pais machista e ultra-conservador!
Sim
José Leandro
Que as pessoas sejam felizes!
Sim
Felipe
O estado é laico, e como tal não deve agir de acordo com o que a igreja quer. O único motivo pelo qual se discute isso é a igreja, pois se reconhecido o que afetaria nas vida de nós heteros? Näo existe nenhuma desculpa para não se reconhecer essa união.
Sim
eugenio
A natureza nao é perfeita como alguns pensam , e o estado , criado pelo homem , tem que aceitar, se adequar, e como o estado , é lei , tem que legalizar sim
Sim
Marcos Roma Santa
Certamente que sim. Afinal, um Estado que se pretenda laico, progressista e humano deve ser, primeiramente, a síntese de todos os modos de expressão do Homem.
Sim
CLAUDIO
sim.
Sim
Cassio
Viva a diversidade e o respeito à subjetividade de cada um!
Sim
guilherme freitas
Direitos civis para TODOS.
Sim
carlos
s
Sim
Ednaldo Amancio de Lima
O Brasil está dando uma lição de democracia para o mundo.
Sim
Thiago Silva
Sim!
Sim
José Henrique
Ela deve ser reconhecida para salvaguardar os direitos dos casais que formam as vezes um patrimônio, aposentadoria etc. por isso é uma união civil. O que as pessoas não entendem é que isto não é um casamento. Agora não posso opinar no caso de adoção pois não conheço nenhum caso concreto para poder opinar sobre esse caso. Acredito eu que uma criança deva viver dentro de uma família natural, caso contrário pode a vir ter problemas no futuro. Mas não sou psicólogo e não tenho base para falar deste assunto
Sim
Davy Sales
Se duas pessoas, em plena maturidade moral e civil, juntam-se por livre e espontânea vontade, e desenvolvem uma relação de afeto e de companheirismo, porque o Estado deveria se opor? Voto sim.
Sim
Bruno
Na minha família existem casais de homossexuais e a convivencia é completamente normal.
Sim
Marcus SP
Sou casado com uma mulher, tenho um filho e outro vindo por aí. Esse é o jeito que escolhi viver, há outras formas, temos que respeita-las. O casal homossexual (homens ou mulheres) devem ser reconhecidos juridicamente, devem ter direitos e deveres como todos. Por muito tempo, um casal gay, que construiram patrimonio conjuntamente, na morte de um não tinha nenhum direito de herança... temos que pensar no que é justo.
Sim
Lucas Jerzy Portela
mais um passo para fora da barbárie
Sim
Amarillys de Araujo Lopes
Reproduzo aqui sentença lúcida e inquestionável do Ministro Brito em seu voto de ontem: "A ausência de lei não é ausência de direito". A união de homossexuais JÁ É legal pois sustenta-se em todos os Princípios Constitucuionais que dão origem e suporte à Ela, explícita e implicitamente.É tudo muito óbvio.O que dá sentido e razão a uma constituição são justamente os direitos fundamentais das pessoas ou "cidadãos e cidadãs" que a erigem a usufruem e a reconstroem continuamente através da sua história, filosofica e materialmente processada.
Sim
wilson queiroz
sim
Sim
Os Amigos da Esquerda
Sim, ela deve ser. Assim como o Estado não é religioso ou ateu, ele também não é hétero ou homo.
Sim
Marcelo (geógrafo)
O e Estado não pode tratar os cidadãos de forma desigual.
Sim
Fernando Costa
O amor é a única revolução verdadeira.
Sim
Rolf
Não que o Estado tenha alguma coisa a ver com isso...
Sim
João Paulo
O direito à cidadania (que envolve a afetividade humana) não pode ser colocado à margem, por interpretações medievais.
Sim
Leitor apenas
Sim, em questão de um estado republicano, não há porque a união de homosexuais ser considerada diferente. Acredito que devam ter o mesmo direito em relação a vários direitos, como direito à herança, pensão - tanto inss quanto em caso de divorsio, ser dependente em plano de saúde e comunião parcial ou total de bens.
Sim
Maurilio
Yes, We can!
Sim
herbert ravagnani
Sim
Sim
Joao H. Priesnitz
Um vegetal pode ser homosexual, um animal pode ser homosexual, um ser humano, uma das criaturas mais complexas do universo, nao pode ser? Ahhhh..., por favor...
Sim
HDam
Se a carta magna diz que todos são iguais perante a lei, independente de qualquer coisa, por que não aprovar?
Sim
Adriana
Se o homossexual trabalha, recolhe tributos faz a sua parte enquanto ser social perante o estado e a sociedade onde interaje, por qual motivo deveria ser tratado como menor, porque teria de usufruir ele e seu compranheiro ( ou ela e sua companehira) de menos direitos dos demais cidadaos? Sim, PHA, porque antes de ser gay, o sujeito é um cidadão, e deve estar como qualquer outro cidadao, sob a protecao do esado o qual defende e ajuda a construir com o seu trabalho, seus impostos e a sua cidania.
Sim
Efraim da Silva
Sim ! Todos são iguais perante a lei.
Sim
Carlos Ribeiro
As pessoas devem ser livres para fazer suas escolhas, cabendo ao Estado garantir essa liberdade.
Sim
Raoni
Se eu fosse homosexual gostaria de ter os mesmos direitos que os heterosexuais.
Sim
silvio
sim
Sim
italo
sim a favor da evolução
Sim
Fábio
Se a união entre homosexuais existe de fato, por que não existir de direito?
Sim
Fetapele
A opção sexual não pode ser confundida com direitos de família.
Sim
ANTÓNIO CARLOS RODRIGUES
O estado é laico e o papa não manda no Brasil. Os parlamentares tremeram na base, mas os ministros do Supremo estão blindados.
Sim
Diogo Souza
O que deveria ser proibido é Cerra de estar na vida pública!
Sim
João Volino Corrêa
SIM! Como manter ilegal as circunstâncias reais dos relacionamentos homoafetivos que são parte indissociável das nossas famílias e amigos, em especial, e da sociedade, em geral?
Sim
Paulo
Vamos deixar de ser medíocres!
Sim
Lucas Santos
Vocês viram que legal a Civilidade na questão do Casamento Real? Ali a Tradição e o Moderno (Elton John e seu companheiro) confraternizaram em harmonia. Sexualidade cada um tem a sua, portanto o Estado não pode reconhecer apenas a união hetero.
Sim
Paula
Sim.
Sim
Luiz Julio
Como impedir o desejo de duas pessoas? Como Estado não há como. Que não se confunda "alhos com bugalhos".
Sim
Caio D. Duarte
Amor sem fronteiras!
Sim
eduardo
Uma vitória do bom senso.
Sim
Alexandre
Só quem não conhece a realidade de homoafetivos pode ser contra eles terem os mesmos direitos de um concubinato...
Sim
Fernando Teruo
Óbvio que deveria ser legalizado. A Igreja não deve se intrometer.
Sim
Maria
Sim. A não omissão do Estado é a única forma de desarmar parte da sociedade de aproveita da sua infelicidade pra descontar nos, até então, que estão as margens dela. É preciso que tenhamos mais educação, para que venha a tolerancia e a comunhão entre as diferenças. Que isto sirva de exemplo para que a sociedade deixe de hipocrisia e faça Leis que tb protejam as mulheres da violência e do direito de decidirem ou não sobre a maternidade. O Brasil hoje mostrou que está caminhando. Parabéns a todos nós!
Sim
Washington Dener
Todos somos brasileiros e regidos pela lei máxima que garante os direitos individuais. Toda forma de amar é legítima!
Sim
Anaximandro Martins Leão
Interpretar a Constituição de forma literal significa negá-la.Devemos interpretar a Constituição tendo como base a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Negar aos homossexuais o direito à união é negar sua cidadania e sua dignidade e, portanto, negar-lhes a aplicação da Constituição.
Sim
Nilton Oliveira
Porque o Estado de direito e democrático,deve ser Laico.
Sim
João Vieira
A união é entre PESSOAS, SERES HUMANOS. Não importa se hetero ou homo. E tudo no Universo se distribui dentro de certos padrões, em que as proporções menores/os extremos também ocorrem regularmente [mesmo que em menor proporção], caso a frequência seja grande. Portanto, é normal existir homoafetividade.
Sim
Miriam
O problema de não aceitar o outro é de quem não aceita. É da natureza humana tentar colocar a culpa de suas próprias desgraças no padre, no bispo. Sendo o bispo humano, comporta-se tal e qual, mas como também somos humanos, somos tolerantes, e até isso a gente tolera. Fosse o bispo desumano, aí, sim, a gente podia repudiar. E o que eu tenho a ver com o bispo?
Sim
Campos
Educação, decência, honra, dignidade e outras qualidades que podem ser atribuídas à formação familiar independem gênero.
Sim
Arnóbio Freire
É preciso tornar de direito as relações amorosas que existem de fato. Qualquer pessoa tem todo o direito de amar, independente do que ame, dese que esse amor seja lícito. Não há nada mais lícito do que amar o próximo.
Sim
Rosa Montero
Chega de tanta hipocresia neste país! Porque alguns tem direitos e outros não? Ninguém é melhor do que ninguém!
Sim
Alex Gonçalves
SIM
Sim
DIEGO BRUNO
Respeito aos homossexuais, amar não pode ser crime.
Sim
Mário Mendonça
Se não podemos ser contra a liberdade, quem é o estado para ser.
Sim
ROBSON DA SILVA SIQUEIRA
Claro que sim, a bondade, a ética, a moral não têm cor, sexo, opção religiosa, e muito menos opção sexual.
Sim
Maiara Fafini
Sou a favor da união LGBT
Sim
Orlando
O Estado tem a obrigação de tratar as pessoas indistintamente, de garantir às pessoas o direito à vida, seja ela de que maneira for. O Brasil realmente está na rota certa do desenvolvimento social, intelectual e econômico. Viva! Cheguei a pensar que nunca veria isto acontecer. Viva o Lula, viva Dilma!!!!
Sim
Guillermo
É incrível em pleno sec.XXI discutirmos isso, o Estado não pode interferir desta forma na vida das pessoas.
Sim
Miguel
o amor vence, e venceremos ao passo que todos terão o direito de buscar as mesmas oportunidades. Ou seja, ninguem pode ser barrado de um sonho por ser diferente. Cada um escolhe como quer as oportunidades que deseja buscar.Assim como o nordestino tem direito de sonhar os mesmos sonhos do sudestino, o gay tem direito de sonhar os mesmos sonhos do hetero. Assim como todos temos o direito de ser feliz.PHA!! acredita, ainda tem jeito. Para cada corrupto tem muita gente lendo o conversa afiada. Para cada Dantas tem muita gente fazendo o bem. Para cara Serra tem muitos eleitores sabidosSeguimos, em paz! em busca da nossa evolução. De uma Terra de Resignação
Sim
Renato
Tão elementar quanto o teorema de Pitágoras.
Sim
Aline C Pavia
Um ser humano não se torna diferente de outro por sua orientação sexual.
Sim
Denis Fernando Gomes Guimarães
A individualidade do ser humano deve ser respeitada para que uma democracia de fato funcione. Opção sexual não é perigo de Estado. Casa um escolha a sua.
Sim
camila
sim, sim e sim!
Sim
rodolfo santana
não cabe ao estado decidir se é moralmente correto ou não a união homossexual, isso cabe a própria pessoa
Sim
Claudio Martinez
A manifestação da CNBB diz no final que se baseia numa análise lógica da Constituição. Como se eles não tivessem feito um lobby terrorista na constituinte sobre este e outros assuntos.Eles foram a favor do tráfico de escravos, foram contra a abolição , apoiaram a ditadura, inclusive perseguindo "padres comunistas", e no ano passado...E agora essa.Que Deus, em sua infinita misericórdia possa conceder o perdão às almas dessas pessoas.Porque eu não consigo.
Sim
Cleverson Lima
O estado não pode interferir no direito das pessoas de serem felizes, independente de suas escolhas sexuais, religiosas e politicas. Se isso irá fazer os homossexuais mais felizes, ótimo! Ninguém perde.
Sim
Paulo A. Coelho de Souza F°
É retirar da obscuridade um comportamento normal da humanidade a séculos.
Sim
Luiz Augusto Gonçalves Barroso
Oba: já posso casar.
Sim
reinaldo bordon carletti
discutir com a cnbb,um assunto dessa magnitude, é perder tempo. ainda bem que o stf, demonstrou serenidade.reinaldo carletti
Sim
giordano pedro
isso não mudará quase nada para quem é heterossexual
Sim
Roberto
Se a união homossexual é fato, e se é fato gera direitos, e se há direitos ninguém pode ser tratado de maneira diferente pela Lei. E se a Lei entender que casal é casal, onde está o mal? Em que afetaria a vida daqueles que defendem o não? ...
Sim
JAIRO DE OLIVEIRA SOUZA
"Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem deraSer o verão no apogeu da primaveraE só por ela ser" (Super-Homem, a cansão Gilberto Gil)Estamos chegando lá.
Sim
ghadfgh
A lei só tornara legal o que ja acontece na pratica, beneficiando o estado.
Sim
Marcos
O que estabelece a relação Familiar, são os vínculos afetivos.E não os vínculos reprodutivos.Caso contrario, casais que não tivessem filhos não poderiam ser visto como uma família. Assim como todas as outras formas de famílias existentes baseadas no vínculo afetivo.
Sim
Marcelo Alonso Lemes
Não há o que comentar. Sim e pronto.
Sim
Anderson
natural! SIM
Sim
André Morais
Não há nem o que comentar! Veio atrasado.
Sim
Vitor
O Estado tem de existir para todos e não pode fazer vistas grossas à diversidade do seu povo.
Sim
pedro luiz
Todos temos o direito de ser feliz, não importa o sexo, raça, religião, classe social e opção sexual!!!
Sim
daniel
É a democracia em toda sua plenitude. igualdade de direitos. Todos são iguais perante a lei. básico!
Sim
miguelito
Está mais do que na hora de ser legalizado pelo Estado.
Sim
roy
apoio totalllllllllllllllllllllllllll
Sim
Daniel de Souza
Obvio.
Sim
Suzana Mara de Oliveira Hashimoto
A orientação sexual não deve ser motivo de desigualdade quanto aos direitos e deveres dos cidadãos.
Sim
Gustavo Lucena
Votei sim, porém acho que é preciso discutir alguns pontos polêmicos
Sim
Heloisa Guimarães
Liberdade e justiça!
Sim
Ivo Bertoncello
Não faz diferença pra mim, mas faz muita diferença pra eles.
Sim
Romulo Lima
Sim. Cada um cuida de si, e de suas opções sexuais. Não sou gay mas não tenho nada contra.
Sim
sergio
lutando por direitos, como todos fazem.
Sim
Roberto
Os homossexuais pagam imposto igual aos heteros e por direito devem ter os mesmos direitos civis, isto é muito obvio e simples !!!!
Sim
Marisa
Entendo que a sexualidade não é uma opção ou escolha. Nascemos assim. E como a nossa constituição diz que todos somos iguais, por que não respeitar e aceitar a união homoafetiva? O objetivo da vida não é ser feliz?
Sim
EDSON
Todos somos iguais em direitos e deveres.
Sim
Celio Roseno
Quem tem a ganhar são os Homossexuais, ninguem a perder. A Justiça feita a todos os Filhos da patria.
Sim
Roberto Locatelli
Pela evolução do Brasil.
Sim
Lúcia Rocha
Pessoas não devem ser alijadas de seus direitos cidadãos e se, para isso, a união de homossexuais deve ser legal e reconhecida pelo Estado que o seja! E ponto final.
Sim
regis
Democracia é direito de todos, liberdade de expressão, direitos de cidadãos.
Sim
odair bagnariolli
Deve ter os mesmos direitos que os casais comuns (homem e mulher) pois a vida sexual e a dois das pessoas é forum intimo e legitimo.
Sim
Jose Bandeira
Parafraseando Milton: Qualquer maneira de Amor, VALERÁ !
Sim
ANA CLAUDIA
E precisa comentar? Claro que deve ser legalizada! Meus (vários) amigos gays merecem essa conquista.
Sim
Israel Anderson
O ministro disse tudo - especialmente na parte em que diz que o sexo não pode ser usado como fator de preconceito. Porque igrejas e outras entidades contrárias se preocupam tanto com quem gays vão para cama? Deveriam era se preocupar com as próprias vidas e não tornar as de outras um inferno apenas por serem diferentes.
Sim
marcilio
A questão transcinde da discussão moral, garantir a uniao estavel é conceder igualdade de direitos de natureza civil!
Sim
Pedro1
Os homossexuais são cidadãos. Têm os mesmos deveres e, o que era para ser, os mesmo direitos. É inadmissível que homossexuais continuem a ser desciminados e impedidos de ter uma relação estável e oficial para o Estado brasileiro. Sim é o que se espera por um país melhor.
Sim
moises gouveia
a união homoafetiva deve ser legal e reconhecida pelo estado.
Sim
Hamilton Cardoso
Sem preconceitos...
Sim
rafaella
Reconhecimento de um estado de fato.
Sim
Leonel Paulo do Amaral
Claro que sim: Igualdade deve ser uns dos marcos em um Estado Laico.
Sim
Pedro Macambira
Não é crime... deixa o povo gay ser feliz.
Sim
João Marcelo
A união entre quaisquer pessoas, sejam homossexuais ou não, é fundamental para o alcance da felicidade de muitas pessoas. O Estado deve legitimar a união de homossexuais para garantir todos os direitos e deveres de uma relação dessas.
Sim
rafael
dignidade, tolerância, respeito... somente com igualdade serão construídos esses valores!
Sim
Ticyana
Sim.
Sim
Danilo
Nosso país é laico, e a união entre homossexuais deve ser legal e reconhecida pelo Estado, isso representa um avanço na democracia, assim como acontece na maioria dos países civilizados.
Sim
Hemerson Baptista
Com certeza!
Sim
Adriano
Sim. A Dignidade da Pessoa Humana é um direito fundamental. Não há diferença de amor entre casal de sexos diferentes e sexos iguais.Apoiado! O Brasil vai avançar muito!
Sim
Vitor
Sim
Sim
Flavio
SIM. Viva e deixe viver. Parabéns Ministro Ayres Britto.
Sim
Reginaldo
Já passa da hora!
Sim
Marcos Soares
Livre Arbitrio... !!!
Sim
Anelize Kanda
Como cidadãos, os homossexuais devem ter os mesmos direitos de todos.
Sim
Cláudio
Sim, normal, não vejo problema absolutamente nenhum, cada um faz da vida o que quer!
Sim
Edson Augusto
Tenho muitos amigos e amigas que vivem nesta situação, em perfeita harmonia e responsabilidade, há décadas. Por que ser contra?
Sim
João
O estado não deve se intrometer na vida privada de dois adultos que por livre escolha resolvam viver juntos.
Sim
CosmeBR
Democracia= direitos e deveres iguais para TODOS!
Sim
aroldo
Igualdade entre os Homens, independente de suas escolhas e vontades, deve ser assegurada!
Sim
clovis campos
já não é sem tempo aaprovação
Sim
Haroldo Russano
Em um Estado laico todo cidadão possui os mesmos direitos.
Sim
Eduardo Oliveira
O país tem que reconhecer e acreditar que pessoas do mesmo sexo, podem amar de verdade, podem construir, podem cuidar de uma criança (adoção) e podem assim, conviver num mundo descente em harmonia com todas as pessoas.
Sim
Neuriel Alves de Oliveira Filhoo
Para dar segurança jurídica aos casais homoxessuais.
Sim
renato andretti
Sim, por este ponto de vista.
Sim
Bruno Henrique Brito Bicalho
Essa pergunta é séria? É um absurdo não ser. É direito de qualquer cidadão a isonomia.
Sim
Felipe
Sim
Sim
George
O cerra é contra? eu sou a favor
Sim
arnaldo
Os bisbos deveriam trabalhar para cuidar mais da igreja, e os ministros para garantir o Estado de Direito para todos. Espero que todos cidadãos de bem, que pagam seus impostoso, tenham seus direitos assegurados pela nação.
Sim
Valéria De Marco Fonseca
Penso que o Estado jamais deveria interferir na vida sexual e afetiva das pessoas, mas já que ele legitima as uniões hetero, nada mais justo que legitimar também as homossexuais.
Sim
Renata Pires
Simmmm! Porque todos somos iguais!
Sim
Paulo
Celso Melo acaba de falar: a República é laica. Ponto final.
Sim
Regina Gartz
Apoio total.
Sim
Dayvson Marcos dos Santos
Nada mais racional do que garantir a igualdade para todos.
Sim
Thyago Santos de Carvalho
O direito dos cidadãos tem que ser preservados.
Sim
Rubens Machado
Cada um ama a quem lhe der na telha.
Sim
mauai
amor não tem sexo, alma não tem cor, minas não tem mar e sou flamengo e não tenho uma nega chamada tereza
Sim
Rafael
Preconceitos só trazem males, sejam quais forem as suas naturezas.
Sim
deise
A constituição fala em isonomia. Então, TODOS devem ser contemplados pela lei. E a Igreja Católica não deveria nem ser consultada.
Sim
Cheila
Sim,por que o que vale é o caráter do ser e não a sua opção sexual.
Sim
Marco ANL de Almeida
Não tem o que discutir.O Estado não deve satisfações para a Igreja.
Sim
Igor
Faço minhas as palavras do Britto e deixo ja meu agradecimento a ele e a todos q votaram para esta conquista valiosa para os homossexuais e para Brasil
Sim
Aline Alda
"Eu prefiro serEssa metamorfose ambulante,do que ter aquela velha opiniãoFormada sobre tudo,do que ter aquela velha opiniãoFormada sobre tudo!Sobre o que é o AMOR!!!"Viva a VIDA e a LIBERDADE de SER!
Sim
JHPJr.
São seres humanos,precisam ter DIREITOS HUMANOS.
Sim
Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia
Com o que vamos querer parecer? Com o Irã ou com a Islândia?!!!!
Sim
Sergio
Mesmo que nenhum das dezenas de argumentos fosse válido, bastaria olhar quem é contra: a Igreja Católica.Portanto deve ser permitido.
Sim
Fernando
So falta regulamentar na pratica a relação ja é diferente. hj o cidadão é quem paga seus impostos e participa da dinamica social de forma ativa o a Galera GLS tem feito isso de maneira otima.
Sim
David Denis Lobão
"Queria saber dos evangélicos contrários a #uniaohomoafetiva o que a vida sentimental dos outros interfere na sua salvação eterna?" (via @joaomarcio )
Sim
Everaldo Vieira
Ok. Estou com o ministro.
Sim
tomás
um pais que inscreve em sua carta magna como fundamental os direitos humanos, e a igualdade sem qualquer tipo de distinção não pode ter posição outra que não a de garantir os direitos dos casais gays
Sim
Fernando Barros
Nossa constituicão precisa de retoques, pra melhor atender as necessidades do povo.
Sim
Ricardo Heavyrick
o estado não deve interferir na vida particular das pessoas, desde que estas não estejam fazendo mal para as demais. Entre outras coisas. Ayres resumiu bem: Não há prejuízo algum para os heteros a união dos homoafetivos.
Sim
Moises
Sim. Num estado laico, um casamento civil não deve ser confundido com casamento religioso, e as igrejas não têm que se meter nisto. Se duas pessoas possuem uma relação de afeto e uma união tal como um casal, estas devem ser reconhecidas pelo estado como casal.
Sim
ricardo
Tudo bem?!
Sim
Caio Miranda
Chega de intolerância. O Estado tem a obrigação de reconhecer os direitos legais dos casais homossexuais. Os indivíduos não podem ser lesados por suas escolhas. Viva o Brasil!
Sim
Luiza
O Brasil precisa urgentemente sair da Idade Média e entrar definitivamente no século XXI! Nao basta apenas reconhecer a união de quem se ama, independente de gênero, é necessário ir mais longe: precisamos retirar do preâmbulo da Carta Magna a frase "sob a proteção de Deus", descriminalizar o aborto e descriminalizar as drogas. Chega de cristianismo retardado regulando nosso país!
Sim
Gilberto Eleodoro
Se dois homens ou duas mulheres querem dividir a vida, incluindo suas alegrias, tristezas, despesas, ganhos, independente de ter relação sexual ou não, qual o problema de terem amparo legal para se apoiarem na falta do outro. Se serem considerados amparados com uma relação estável e dependente entre pessoas civis.
Sim
Bouzas
Sim,sim e Sim.
Sim
Marcelo Reis
Com certeza deve ser sim reconhecida pelo estado!
Sim
Marina Barbosa
Depois dessa sessão de hoje no STF, não precisamos mais de argumentos. Já foram todos muito bem ditos.
Sim
Sergio
Sexo é entre pessoas adultas e com consentimento. Fora isso, não cabe ao estado dizer como deve ser. Sexualidade é assunto de cunho pessoal e não prejudica os não envolvidos.
Sim
Mateus Pereira Peres
Amar ao próximo é preciso! Liberdade a todos! Controvérsias geram guerras!
Sim
Brasdangola
O Brasil precisa avançar para uma democracia social e participativa.
Sim
Danilo Guiral
Um pequeno (mas importante) passo. Agora faltam muitos outros. Hoje é dia de comemorar o avanço. Amanhã é dia de continuar a avançar rumo aos princípios de liberdade, igualdade e solidariedade!
Sim
Ciro d'Araújo
Apenas regulamentando o que já existe e garantindo direitos básicos ao indivíduo.
Sim
Raquel
Dia histórico para o Brasil. "Uma sociedade decente é uma sociedade que não humilha seus integrantes", Ellen Gracie.
Sim
Amanda
Viva a igualdade!
Sim
Daniel
Todos os seres humanos são iguais perante o estado.
Sim
Gabriel Machado Alexandre
Se o Estado é Laico e democrático...Nesse caso este reconhecimento se refere a princípios ja presentes na constituição brasileira.
Sim
bruno
direitos iguais, simples assim.
Sim
Gisela
Todos são iguais perante a lei, independente de cor, sexo, orientação sexual, cor dos olhos, tipo de cabelo, então porque não deixar as pessoas escolherem a quem vão se unir?
Sim
Anderson
A preferência sexual não é um critério justo para que se negue direitos.
Sim
Geórgia
É uma questão tão arcaica e ao mesmo tempo tão irrelevante. A opção sexual é a mesma coisa que opção por alguma comida, algum tipo de filme. Concentremo-nos em aperfeiçoar nosso espírito! ps. não sou homossexual.
Sim
Edvaldo Marques da Silva
Todos são iguais perante a LEI...Então, SOMOS IGUAIS!!!
Sim
victor
Sim! A Lei tem que ser para todos
Sim
RO
Votei
Sim
Cláudio
Sim! Chega de hipocrisia e de infligir sofrimento àqueles que são tidos como diferentes.
Não
erivaldo
Paulo, Não concordo. Cada um tem direito de viver com quem , como, onde quizer. Mas, querer igualar as relações homos e héteros, é fazer de conta que não ver. Primeiro, que sexo, não tem nada a ver com amor. Toda relação amorosa tem que derivar do natural.Não queiramos parecer inteligentes, abertos, sábios, sejamos. Sabemos que é preciso legalizar os direitos civis dos homos, mas longe de liberar geral, casamento, união. Nem sempre um par é um casal. Não sou fóbico-homo-hétero. Sds, erivaldo
Não
Diogo Pereira Costa
Não.
Não
elizangela melo
Não! Mas.. Daí a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus!
Não
Ricardo Pereira
A união civil sim. Papai, papai e filhinhos já é demais. Criminalizar atitudes de homofobia sim. Calar a opinião de quem não concorda com a prática homossexual é cerceamento de opinião, isso não.
Não
pedroherni999@hotmail.com
O STF rasgou a Constituição Federal para beneficiar milhares pessoas que passarão a receber a pensão vitalícia do INSS e dos grandes benefícios pagos pelo poder público!! Quem vai pagar a conta é o cidadão!!! Entendo que neste caso deveria haver um plebiscito, pois quem paga a conta é que deve decidir!!! Então um Ministro de Tribuna, que ganha um salário de mais de 25.000 reais resolve namorar um garotão de 20 anos e passam a morar juntos!! Então o ministro morre uns dois meses depois e povo brasileiro vai ter que pagar a pensão milionário ao garotão pro resto da vida!!! É Justo???
Não
Evandro Cartaxo
A Constituição fala em união estável para “homem e mulher”. “A pluralidade tem limites porque na medida em que decidimos nos contratar socialmente em torno de uma Carta que delibera em torno de deveres e direitos mútuos, sabemos, portanto, que nos submetemos a esse tais limites aos quais me referi” – os da Constituição.
Não
Denis
Deus criou o homem e a mulher o macho e a fêmea cada qual com o seu papel na vida social. A sociedade moderna que mudar o que é certo para tudo que é errado, o que importa é o eu não a sociedade.
Não
Izaias
Homem com mulher, mulher com homem. É assim que a coisa funciona.
Não
Leo Pontes
Não
Não
Welington
Essa modernidade que se defende, parece a banalização da familia e das crenças religiosas. Se um casal homossexual não pode gerar um filho proprio, então essa união não é uma familia, portanto não deve ser reconhecida como tal.
Não
agostinho
Minha opinião é o da igreja. Não póde ser considerada família a união do mesmo sexo. Não é correto, não é saudável nossas crianças verem duas mulheres ou dois homens trocando carícias. Imagine o choque que terão. Haverá um distúrbio comportamental enorme e o futuro na forma que Deus imaginou, estará comprometido. Logo logo não haverá 5 justos para salvar a humanidade de uma nova Sodoma.
Não
Emerson
Eu respeito a expressão sexual de todos mas, não podem aprovar o Projeto de Lei do jeito que esta para a votação do senado e da camara.Respeito a familia acima de Tudo!!
Não
Roberto Carlos da Silva
Não pode haver a ditadura da minoria sobre a maioria.Poderia haver a divisão de bens constituidos pelos homossexuais registrado em cartório. Um contrato de divisão de bens.Não há a necessidades de união civil. Agora discute no congresso uma lei para punir as pessoas que tem posição moral-religiosa contra os gay. e vão pedir indenizações para as empresas que não contratam gay. Ai sim, quero ver como vão provar se aquela pessoa gay. Os golpes contras as empresas são grandes, pois, é fácil fingir ser um gay.
Não
ARIPAIDEZ
não !
Não
caio
Não acho certo!O estado deveria se preocupar com outras coisas mais importantes que isso.Não tenho nada contra homossexuais mas acho que tem coisa que nao precisa ser vista, acho que com isso vai se tornar uma coisa normal ver pessoas do mesmo sexo pela rua de mao dada, se beijando e isso não é normal, pelo menos pra mim não.As crianças que vao nascer e ver isso vai achar que é uma coisa normal e não é!
Não
Wagner
A relação homem e homem ou mulher e mulher foi totalmente proibida e amaldiçoada por DEUS...tanto no novo quanto no velho testamento...quem somos nós para que esta relaçao está certa ou permitida ? È muita soberba e arrogância. "Morram com os vossos pecados".
Não
Bruna Carvalho
devemos respeita-los, mas o brasil como um pais cristao, deveria se impor diante dessa situaçao, acho q se continuar nesse ritmo, daqui a uns dias os padres e pastores estarao sendo obrigados a realizar enlances matrimoniais dentro das igrejas... e quem sabe se eles reagirem a não realiza-los podem ser ate preso por preconceito..
Não
Émerson St.
A união estável abre um precedente para que sejam reconhecidos o casamento e adoção por homossexuais, o que considero moralmente absurdo.
Não
Sr. Silva
A família tradicional sempre foi a base perfeita para a convivência harmoniosa em comunidade e sociedade, não podemos perder estes valores. Homossexualismo não é normal, pode até ser aceitável, mas não é normal.
Não
sergei
sou a favor da moral e dos bons costumes e nao dessa pouca vergonha
Não
Raphael Carmo
Quem perde com isso é a criança, desde cedo sua cabeça vai ficar confundida e provavelmente escolherá sua opção sexual de acordo com a dos pais...ou mães...
Não
Neco
Quando começar a nascer pessoas de sexos diferentes de macho e femea, aí sim vamos pensar em outros sexos e outros sentimentos.
Não
sergei
contra!
Não
pedro_fortaleza
NÃO!
Não
Rose
NÃO!
Não
aaaa
Eh o fim do mundo mesmo... era so oq faltava!
Não
Antonio
Acredito que esse será um dos primeiros passos. Daqui a pouco haverá uma insistência para a cultura GLSBT ser ensinada nas escolas.
Não
Marlon
Pode até ser reconhecida, mas nunca chamada de casamento, pois casamento é entre homem e mulher apenas. Direito todos devemos ter, mas respeitar o direito de quem não é homossexual também deve valer.
Não
Claudiomar Lima
Se não começar com um homem e uma mulher não existe família.
Não
Eustáquio
Voto não por uma única razão.Acho que crianças adotadas por casais homossexuaisserão prejudicadas.
Não
Antonio
Os limites estão se perdendo, todos !!! A exceção quer virar regra !!!
Não
Renato
Não podemos achar que a união de pessoas do mesmo sexo é uma ideia moderna. Os homossexuais não pode chamar de homofobico auele que é contra a ideia de união do mesmo sexo, estamos numa democracia e vai gente contra e a favor.
Não
renam
contra!! familia é homem e mulher
Não
Rulphus
O problema é estender esse reconhecimento no direito de adoção. O que ocasionaria um núcleo familiar deturpado e afrontoso não somente à valores religiosos, mas também culturais e sociais.
Não
Augusto
Sou contra, não por razões religiosas. Concordo que a união de homossexuais é uma realidade social, devendo haver alguma regulação, que poderia tratar da questão sucessória e da pensão, por exemplo. Mas casamento propriamente, não! Os argumentos dos ministros do STF podem ser utilizados para justificar qualquer coisa. E o que virá depois? Poligamia? Incesto? Aborto? Eutanásia? Sei que muitas pessoas são favoráveis, mas neste caso o foro para debate dessas questões deveria ser o Legislativo, não o Judiciário. O que o STF fez foi equiparar a união de homossexuais ao casamento, ou seja, a partir de agora, os homossexuais poderão casar. Se o Legislativo nunca enfrentou o assunto é porque nunca houve consenso na sociedade sobre a união de homossexuais. E o Legislativo é que representa o povo, não o Judiciário. Tanto que mal terminaram o julgamento, os ministros do STF já pediam ao Legislativo para regular a decisão que eles mesmos tomaram. Manicômio judiciário?
Não
Eder Sousa
Reconheço e respeito que esta decisão é particular e cabe a qualquer um; o que, inclusive, já é realidade no Brasil. Logo, não vejo a necessidade deste tema ser tratado com reconhecimento legal.
Não
Adriano
O sexo tao relativado hoje em dia eh primordial para a constituicao de uma familia plena: pai, mae e FILHOS, ateh os homoafetivos sao frutos dessa familia PLENA, pois vieram de um relacionamento heterossexual, o que estamos vendo e muitos aplaudindo sob a pecha da modernidade e do amor eh um erro que nao representa a maioria da populacao brasileira mas como estah sendo "legislado" por aqueles que nao se submetem ao crivo da sociedade (STF) ficamos de maos atadas, mas o tempo dirah o quao errado eh tudo isso...
Não
Emerson
O estado é laico mas deve ser guiado pelas vontades de maioria otorgando direitos às minorias. Até que se prove que o a maioria é amplamente a favor e sem ressalvas, voto contra.Se os deficientes (de todos os tipos), que têm total direito de serem incluídos no âmbito social e sem discriminação, são detonados todos os dias e tem que brigar com o estado para que cumpra suas obrigações.O idoso, que merece ter muitos direitos, é esquecido e qualquer pauta sobre algum projeto, leva anos para sair e sem uma conclusão justa. É esculhambado até para pegar um mísero ônibus, até por gays.Ninguém foi condenado à prisão por fazer críticas e deboches contra idosos nem deficientes.Agora isso que o STF é só festinha. E não tem que condenar alguém à prisão por fazer críticas ao homossexualismo (PLL-122).Onde irão enfiar a Constituição Federal?Plebiscito para colocar essa questão a limpo porque o show da hipocrisia está no ar.
Não
Gleyberson
Concordo com o advogado da CNBB
Não
Garcia
Sou cristão por isso não aceito, mas não agredirei ninguém por isto.Deus criou Adão e Eva e não Adão e Evo.
Não
irineu Dourado Oliveira
Não é do agrado de DEUS!
Não
abelardo
Ah se já tivéssemos Banda Larga ao alcance de milhões de brasileiros que estão se sentindo um traste perante estes seres supremos, especiais!
Não
Guilherme
Sou completamente contra!Antes que me chamem de "discípulo de Bolsonaro": odeio aquele cara!Abraços
Não
prof. inacio
As famílias estruturadas e estáveis onde a figura pai está sempre presente e serve como modelo de sexualidade e comportamento masculino para os meninos e referência para as meninas, é a base de qualquer sociedade sustentável.A destruição da família pela ideologias impostas pela mídia americana e brasileira (incluindo o PIG) não justifica que os desvios psicológicos devam ser considerados normais.Todos devem que ter seus direitos civis respeitados, mas o casamento é feito entre um homem e uma mulher.E acredito pessoalmente que não existe opção sexual. Se for assim teremos que garantir direitos a quem deseja se relacionar com animais ou crianças.T+
Não
Gilberto Gonçalves
Relação sexual entre pessoas do mesmo sexo não é natural.
Não
rafael
só deve existir o casamento de homem e mulher.
Não
Rafael
Não concordo com a união dos homossexuais, acho que é um desrespeito para com a sociedade.
Não
renan
Não sou contra o casamento gay, mas contra a liberação ser feita pelo STF. Cabe somente ao Congresso mudar a constituição. Só isso.
Não
Eduardo
Sinceramente não. Em um passeio de barco na ilha grande, eu e minha noiva, hoje minha esposa, presenciamos um beio gay caloroso, nesse mesmo barco haviam familiares que ficaram constrangidos ao verem a cena, pois estavam com seus filhos, foi uma situação realmente constrangedora. Acredito que muitos muros devem ser derrubados ainda, através da escola, sistemas de comunicação e outros meios que possam derrubar o grande preconceito e intolerância que ainda existe, por não saber se o momento é este, meu voto é não.
Não
Tong
Sem comentários, nem precisa.
Não
Geraldo Lopes Serodio
Voto não porque tal "união" é blasfêmia face a Palavra de Deus.
Não
Marcos Antonio Vieira
27 E Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.Sou Cristão Verdadeiro, acredito e confio nos princípios Bíblicos e este não é o arranjo criado por Deus. Observem a natureza, em geral, e vejam a magnífica criação. A primissa Fundamental e básica da Família, não é esta que o mundo tenta destruir.Portanto - " Felizes os cônscios de sua necessidade Espiritual "
Não
Clóvis Eichler
Sou contra a união homo, e pronto!!!
Não
Thico27
È uma iniquidade o que o Supremo fez,quem deveria legislar é o congresso é o ideal deveria ser feito um plebiscito.è o PL 122 é uma afronta pois cria uma categoria especial de cidadões.
Não
santos
Nem tem lógica religiosa e pior ainda científica.Por que em se tratando de religião cada um faz o que quer mas na natureza isso seria o fim de qualquer espécie.
Não
Ricardo Ferreira
Nada contra os homosexuais, tenho vários conhecidos que o são, mas não acho "normal" tal condição.Assim como dizem que meu hábito de fumar prejudica quem está ao lado, também acho prejudicial aos meus filhos assistir cenas de homosexualismo declarada como vemos hoje em dia.
Não
Danilo Seabra
Acredito que não, pois, a base moral, de maneira geral, da sociedade ocidental é a família. A vertiginosa onda de crimes que afligem o Brasil hoje é devido ao enfraquecimento das relações familiares que está ocorrendo em razão de diversos fatores, como o crescimento do individualismo, ambos pais trabalhando fora de casa, promiscuidade sexual e a degradação do casamento estável. O reconhecimento da união de homossexuais pelo Estado é um atentado para com a instituição familiar, alterando sua estrutura básica, o pai e a mãe, o que é um erro grave. Além do que, acredito que uma ação abrupta como essa pode, infelizmente, elevar seriamente os casos de crimes relacionados a homofobia. Não sou contra a união homossexual, porém, o momento é inoportuno, deve-se antes de tudo revitalizar a família e diminuir o preconceito sexual, para então decidir tal questão.
Não
Sergei
Contra, isso é uma aberração! Duas pessoas pra mim do mesmo sexo abraçando pra mim é briga.
Não
Alex Neves
O movimento gay está com a síndrome do "padrão". Quando começou, se destacava simplesmente por ser diferente. Agora quer ser igual.
Não
Claudionor
Primeiro, parabéns pelo novo espaço e redesenho do site.Sobre o tema, a união de homessexuais é uma afronta a família, pois é ir num caminho oposto ao estabelecido, mulher casa homem e gera descendente, que perpertua a família.
Não
fernano
deus não fez isto.e sim a famosa cultura fabricada pelo homem
Não
André
É hipocrisia dizer que homens e mulheres são iguais, se não são!! E não precisamos nos basear em Constituição ou o que quer que seja, para demonstrar essa diferença. E as crianças que serão adotadas, ficam com a cabeça de que jeito, tendo 2 pais, ou 2 mães? Já pensaram nisso?
Não
Jordan
A homossexualidade é antinatural, ou seja, não há procriação da especia nesse relacionamento. Embora o amor e a atração entre os casais seja verdadeira (ou não, como em qualquer outro relacionamento), esse fato me faz contrario a ideia.
Não
Morais
Casa+ Homem + Mulher. Simples assim.
Não
leandro
Não adianta eu falar nada, pois o que eu falar vou ser taxado de funbdamentalista mesmo.
Não
João de Lima Braga
Sou contra a união de homossexuais, pois, casal, para mim, é constituído por homem x mulher. Portanto, pergunto: Se aprovada for (e acredito que vai, muito embora seja contra), a união de homossexuais, como é que um filho vai distinguir quem é o pai e quem é a mãe na relação de duas pessoas do mesmo sexo?Sei que vão me chamar de retrógado, mente ultrapassada e coisas do gênero, mas a minha opinião é essa.União de homossexuais é uma aberração, um distúrbio da natureza. E a natureza, quando não respeitada, reage.O correto é que um homem sinta atração pela mulher, e, vice-versa.
Não
Marcio
Sou contra!
Não
Luciano
Não acho que seja necessário o estado nestas questões.
Não
CRISTIANE ALVES DE SOUZA DE ARAUJO
NÃO
Não
Renato
NÃO!
Não
roberto
Não quero q meus filhos cresçam achando normal/legal dois marmanjos se beijando na rua
Não
emanuel georgio
sou contra pelas minhas proprias convicções
Não
Marcelo Araújo
Voto NÃO pois considero que família é composta por um casal (homem e mulher) primeiramente e que os homossexuais estão querendo empurrar goela abaixo pro restante da sociedade o seu modo de ser e esquecem que o respeito não se impõe através de lei, o que é altamente arbitrário e fere o direito dos demais.
Usamos cookies com propósitos estatísticos, para mostrar anúncios relevantes, para lhe ajudar a se registrar em nossos serviços, o para lembrar suas configurações. Confira nossa Política de privacidade e cookies.